Estratégias de manipulação midiática – Parte I

Que a grande mídia tenta manipular seu público da maneira abusiva está claro, mas há algumas técnicas específicas utilizadas pelos veículos de comunicação para atingir mais facilmente seus objetivos. Noam Chomsky listou 10 delas, vou ir explicando elas em diferentes textos, começo aqui pelas três mais usadas.

manipula2
Espectadores, muitas vezes, são manipulados como fantoches.

Que a grande mídia tenta manipular seu público da maneira abusiva está claro, mas há algumas técnicas específicas utilizadas pelos veículos de comunicação para atingir mais facilmente seus objetivos. Noam Chomsky listou 10 delas, vou ir explicando elas em diferentes textos, começo aqui pelas três mais usadas.

1 – A estratégia da distração

Esse método é empregado frequentemente na hora de (des)informar. Ele consiste em desviar a atenção do que é importante com informações que distraiam o público e serve como uma forma de controle social. Dessa forma, se mantém a atenção do espectador longe dos verdadeiros problemas sociais, ele fica sempre ocupado com outras informações e não precisa pensar nos problemas que têm importância real.

2 – Criar problemas para depois oferecer soluções

Primeiro cria-se um problema, para gerar uma reação já prevista no público, e depois se oferece uma solução. É como criar uma crise econômica para justificar a falta de investimento nos serviços públicos e o retrocesso dos direitos sociais ou criar um inimigo para justificar uma guerra. Assim, a opinião pública ficar vulnerável à “solução” oferecida e a aceita mais facilmente.

3 – A estratégia da gradação

Para que uma medida inaceitável seja colocada em prática, vai se inserindo ela com um “conta-gotas”, por anos consecutivos. Foi assim que o neoliberalismo chegou, com suas privatizações, flexibilizações, baixos salários, sucateamento dos serviços públicos e desemprego em massa. Se essas mudanças tivessem sido aplicadas de uma só vez, geraria uma revolução, mas a população foi sendo moldada para aceitá-las.

One Comment

Deixe uma resposta