Termina hoje o Festival Super 8 no Memorial da América Latina (SP)

Et Hop, banda francesa, faz sua apresentação no Super Off, festival de filmes em Super 8, que termina hoje, no Memorial da América Latina.

Festival Super Off
Festival Super Off

Com início na sexta-feira (21) e término programado para hoje, o Super Off – Oficinas, Filmes e Festival Internacional de Cinema Super 8, no Memorial da América Latina (SP), trouxe em sua programação a participação do grupo francês Et Hop (veja o vídeo no fim da matéria), que mistura curta metragens gravados em formato Super 8 com trilha sonora ao vivo.

O Super 8 é um formato lançado em 1965 pela Kodak, em que uma película cinematográfica com bitola de 8 mm é utilizada. Foi muito popular na França dos anos 70,  considerado como uma entrada para o mundo cinematográfico. Romain Quartier,  guitarrista e líder da banda, precisou se virar com uma estrutura menor: sua banda é composta por seis integrantes, um baterista, uma VJ, ele na guitarra e instrumentos de sopro, um contrabaixista, um saxofonista e um integrante encarregado dos sintetizadores, no  entanto, somente as guitarras e a bateria tiveram espaço.

et hop
A dupla Romain Quartier e Pierre Pollet

Mesmo com o contratempo já citado, Quartier e Pierre Pollet (baterista) conseguiram realizar um grande espetáculo na noite de ontem, com a mágica cronometrada de conseguir acabar as duas músicas tocadas exatamente no fim de cada curta. “O segredo é o uso do metrônomo e o cálculo do tempo que pode ser utilizado na hora da montagem”, disse Pollet em entrevista ao Colunas Tortas.

“Com uma VJ em nossas apresentações, nós conseguimos improvisar mais, pois ao meu sinal ela consegue fazer edições ao vivo (colocando uma cena em loop) e me dar espaço para solar. Nossas músicas não são pensadas para o filme e nem o filme é pensado para a música, nós nos damos a liberdade de criar conforme nossa vontade”.

O festival é gratuito e ainda conta com curtas de tomada única, pela primeira vez apresentados ao público, e se coloca como uma afirmação da sobrevivência do formato Super 8, amaldiçoado pelas tecnologias vindas após a década de 70, como o videocassete.

Abaixo uma apresentação da dupla em Toulouse, na França.

Deixe uma resposta