São Paulo: curso Raízes do Feminismo aborda autoras pré-Revolução Francesa

O curso Raízes do Feminismo, do Espaço Inanna Educação, será ministrado no fim de julho.

La Città delle Dame, de Christine de Pizan.
La Città delle Dame, de Christine de Pizan.

O Inanna Educação promove Raízes do Feminismo, uma introdução sobre as primeiras pensadoras do movimento das mulheres. O professor será Fabio Mariano, Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e também responsável pelo curso História da Homofobia, ministrado em maio no local.

O curso ocorrerá nos dias 28 e 29 de julho e proporcionará o primeiro contato com o cotidiano de mulheres que viveram antes da Revolução Francesa, esquecidas pela historiografia convencional. Essas autoras, do chamado protofeminismo, nem mesmo são conhecidas por parte dos estudiosos e estudiosas da área, “em razão disso acabam não sendo mencionadas, já que antecedem a conhecida na primeira onda do movimento feminista”, explica Fabio Mariano.

Essas mulheres participaram ativamente das artes, ciências e literatura da época em que viveram, eram protagonistas de suas lutas, “desde cedo escreviam e contribuam para muitas das descobertas cientificas. Além disso, eram poetas, discutiam literatura nos salões franceses”, explica Mariano. O foco das aulas será em Christine de Pizan, filosofa italiana do século XIV, notável por seus trabalhos pioneiros sobre as mulheres, e Wanda Tommasi, filosofa também italiana e contemporânea, que ajudará a entender essa fase anterior à primeira onda do feminismo.

A genealogia do pensamento feminista proposta por Fabio Mariano é anterior à baliza comum das três ondas do feminismo, sendo que os escritos das autoras anteriores ao século XIX contribuíram para a configuração atual do movimento das mulheres e é uma fonte ainda relevante de experiências.

Informações gerais

Curso: Raízes do Feminismo;
Professor: Fabio Mariano;
Quando: 28 e 29 de julho, das 19:00 as 22:00 horas.
Onde: Inanna Educação;
Endereço: rua Conselheiro Ramalho, 945 – Bela Vista | São Paulo – Tel. (11) 9.9651.9107;
Valor: R$100;
Como se inscrever: basta clicar aqui.

Deixe uma resposta