Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico: Friedrich Engels – um resumo

Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico é introdutório nos estudos do socialismo. Veja aqui este resumo, super detalhado, que vai te ajudar em seus estudos.

Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico
Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico é obra introdutória obrigatória. Imagem: Fernando Vicente.

Como o socialismo deixou de ser uma qualidade intrínseca aos homens de bom caráter e passou a ser uma forma científica da análise da realidade? Está é a dúvida que Friedrich Engels percorre em seu Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico. O livro foi lançado em 1880 como um folheto na publicação francesa Revue Socialiste, é um documento fundamental para estudos acerca do socialismo e a resenha seguinte tem como objetivo facilitar sua leitura.

A obra foi resenhada por capítulo e no índice abaixo você pode escolher para qual parte do livro quer ir.

Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico: Índice

Capítulos

  1. Socialismo Utópico
  2. Dialética
  3. Materialismo Histórico
  4. Extra: Baixar Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico em PDF

I – Socialismo Utópico

O socialismo moderno é, em primeiro lugar, por seu conteúdo, fruto do reflexo na inteligência, de um lado dos antagonismos de classe que imperam na moderna sociedade entre possuidores e despossuídos, capitalistas e operários assalariados, e, de outro lado, da anarquia que reina na produção. Por sua forma teórica, porém, o socialismo começa apresentando-se como uma continuação, mais desenvolvida e mais conseqüente, dos princípios proclamados pelos grandes pensadores franceses do século XVIII. Como toda nova teoria, o socialismo, embora tivesse suas raízes nos fatos materiais econômicos, teve de ligar-se, ao nascer, às Idéias existentes [Engels, Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico].

Socialismo Utópico

Tudo começa na França do século XVIII: não só a Revolução Francesa trouxe mudanças, mas também o nascimento de um jeito diferente de pensar sobre as classes despossuídas. Este jeito diferente, como tinha que ser, ainda carregava consigo os entraves de sua época: não podiam ultrapassar os limites materiais impostos aos pensadores que o criaram. Este primeiro socialismo, o socialismo utópico, ainda era pensado sob os termos da filosofia tipicamente iluminista, desta forma, não conseguia entender a necessidade histórica do aparecimento do socialismo (e do próprio capitalismo). Faltava “matar a autodeterminação”, frisa Engels.

As promessas da Revolução Francesa claramente não foram cumpridas. Era nítido que o século das luzes promoveu maior antagonismo entre ricos e pobres, já que as classes médias de artesãos e pequenos proprietários rurais se proletarizaram; o comércio foi tomado pelos vícios burgueses e se transformou em um poço de trapaças; menos violenta, o modus operandi burguês coloca a corrupção e o dinheiro como principais meios de elevação social (deixando a violência em segundo plano); o casamento se tornou na prostituição legalizada e a razão iluminista se transfigurou no terror jacobino.

Segundo Engels, “comparadas com as brilhantes promessas dos pensadores, as instituições sociais e políticas instauradas pelo ‘triunfo da razão’ redundaram em tristes e decepcionantes caricaturas”. Bastava somente que alguns perspicazes analistas de olhos aguçados resolvessem se debruçar sobre esta situação.

Então, três nomes do socialismo utópico são listados: Charles Fourier, Saint Simon e Robert Owen.

Charles Fourier

Fourier (1772 – 1837) foi um socialista francês famoso pelo projeto dos falanstérios, colônias regidas por regras libertárias, que foram inclusive aplicadas no Brasil, no século XIX, resultando em completo fracasso. Segundo o autor, a história da humanidade se divide em quatro etapas (ou quatro fases, mais ou menos como Comte explicava): o selvagismo, a barbárie, o patriarcado e a civilização. Esta última, obviamente, correspondia à época burguesa desde o século XVI.

Para Fourier, a civilização se move como num círculo vicioso, sempre sem sair de seu lugar, sem conseguir superar suas contradições, por isso consegue afirmar que “na civilização, a pobreza brota da própria abundância”. Ele também foi um dos primeiros a se atentar à exploração das mulheres pelos homens, e considerava que a medida para o grau de desenvolvimento de uma sociedade é a liberdade da mulher. Foi um mestre da dialética, mas não conseguia entender que um bom projeto de sociedade não era o suficiente para analisar a realidade e propor mudanças reais.

Saint Simon

Saint Simon (1760 – 1825) foi um economista e filósofo francês. Suas boas ideias incluem a noção de que a política é a ciência da produção, segundo Engels, predizendo a redução da esfera política ao modo de produção,

Se aqui não faz senão aparecer em germe a ideia de que a situação econômica é a base das instituições políticas, proclama já claramente a transformação do governo político sobre os homens numa administração das coisas e na direção dos processos da produção, que não é senão a ideia da “abolição do Estado”, que tanto alarde levanta ultimamente [idem].

Saint Simon também revisou toda a Revolução Francesa e enxergou nela uma expressão da luta de classes entre o proletariado nascente, a burguesia e a nobreza.

Mas ele imaginava que para sair da crise que a sociedade francesa estava no início do século XIX era necessário atuação dos atores sociais amparada na ciência e na indústria. Qual o problema? A ciência era encabeçada pelos acadêmicos liberais da economia e a indústria, a burguesia ativa, os fabricantes, banqueiros e comerciantes.

Robert Owen

Robert Owen (1771 – 1858) era galês, foi gerente e sócio de uma indústria de algodão em New Lanark, na Escócia. Dentre suas façanhas está a criação dos jardins de infância, cooperativas de consumo e a redução da jornada de trabalho dos empregados de sua fábrica para 10 horas e meia (sendo que o normal para a época era de 13 a 14 horas diárias).

Owen transformou a vila de New Lanark num colônia modelo, mas pretendia ir além. Ele sabia que o produto do trabalho dos operários deveria ser deles próprios. Este foi o ponto de inflexão em sua vida: deixou de receber o apoio da burguesia – que o considerava um filantropo – e passou a receber hostilidade. Suas colônias na América também fracassaram e ele teve que reduzir sua luta à institucionalidade quando voltou ao Reino Unido.

O erro de todos estes socialistas é resumido por Engels,

Para todos eles, o socialismo é a expressão da verdade absoluta, da razão e da justiça, e é bastante revelá-lo para, graças à sua virtude, conquistar o mundo. E, como a verdade absoluta não está sujeita a condições de espaço e de tempo nem ao desenvolvimento histórico da humanidade, só o acaso pode decidir quando e onde essa descoberta se revelará [idem].

Faltava, como já dito, uma visão materialista da história, jogando para fora de campo a autodeterminação.

Voltar ao topo

II – Dialética

Junto à filosofia francesa do século XVIII, e por trás dela, surgira a moderna filosofia alemã, cujo ponto culminante foi Hegel. O principal mérito dessa filosofia é a restauração da dialética, como forma suprema do pensamento [idem].

Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico resumo

No segundo capítulo, a questão de interesse de Engels é a distinção do pensamento dialético do pensamento metafísico. Este só capta o mundo como algo fixo: os conceitos são sempre coisas isolados de seu entorno, que se localizam um após o outro, eles não se entrelaçam. A separação dos opostos é de tal forma rígida que algo positivo não pode ser ao mesmo tempo negativo: ou é uma coisa ou outra e ponto final.

Mas a realidade não revela coisa parecida,

observando as coisas detidamente, verificamos que os dois polos de uma antítese, o positivo e o negativo, são tão inseparáveis quanto antitéticos um do outro e que, apesar de todo o seu antagonismo, se penetram reciprocamente; e vemos que a causa e o efeito são representações que somente regem, como tais, em sua aplicação ao caso concreto, mas que, examinando o caso concreto em sua concatenação com a imagem total do universo, se juntam e se diluem na ideia de uma trama universal de ações e reações [idem]

E isso é a dialética! Hegel pôde construir um sistema filosófico surpreendente trazendo a dialética ao protagonismo da filosofia novamente, mas havia aí um problema: Hegel era idealista, ou seja, ao invés das ideias serem imagens abstratas de fenômenos da realidade, elas eram, na verdade, a referência da realidade. A realidade era a projeção realizada da ideia.

Se Hegel, portanto, retirou a história da metafísica e a fez dialética, foram Marx e Engels que a tornaram materialista. Hegel deixou a história de ponta-cabeça, restou a essa dupla a colocar de volta em sua posição correta.

Com a nova noção materialista da história, foi necessário revisar toda a história feita até então e perceber que, com exceção do Estado primitivo [sic], toda a história foi a história das lutas de classes e que “essas classes sociais em luta entre si eram em todas as épocas fruto das relações de produção e de troca, isto é, das relações econômicas de sua época”, escreve Engels.

Com base nisso, foi fácil para Engels entender “que a estrutura econômica da sociedade em cada época da história constitui, portanto, a base real cujas propriedades explicam, em última análise, toda a superestrutura integrada pelas instituições jurídicas e políticas, assim como pela ideologia religiosa, filosófica, etc. de cada período histórico”.

O socialismo deixou de ser o fruto de um intelecto privilegiado, iluminado, que deveria ser posto em prática por pessoas individualmente interessadas e passou a ser o que Engels vai chamar de socialismo científico. E ficou mais científico ainda com a descoberta da mais-valia.

A mais-valia não é nada além do trabalho não pago apropriado pelo capitalista sobre a exploração do proletário. Mesmo pagando todo o valor da força de trabalho do operário, ainda há um valor restante, que cresce conforme a tecnologia das ferramentas de produção aumentam, visto como um valor que excede as contas com salário, matéria-prima e maquinaria. Se trata, portanto, da “soma de valor de onde provém a massa cada vez maior do capital acumulado em mãos das classes possuidoras”, escreve Engels.

Voltar ao topo

III – Materialismo Histórico

O socialismo moderno é, em primeiro lugar, por seu conteúdo, fruto do reflexo na inteligência, de um lado dos antagonismos de classe que imperam na moderna sociedade entre possuidores e despossuídos, capitalistas e operários assalariados, e, de outro lado, da anarquia que reina na produção. Por sua forma teórica, porém, o socialismo começa apresentando-se como uma continuação, mais desenvolvida e mais consequente, dos princípios proclamados pelos grandes pensadores franceses do século XVIII [idem].

Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico pdf

Neste capítulo, eu prefiro dar voz mais vezes a Engels. Suas afirmações diretas e retas não deixam dúvida.

O que é a concepção materialista da história?

A concepção materialista da história parte da tese de que a produção, e com ela a troca dos produtos, é a base de toda a ordem social; de que em todas as sociedades que desfilam pela história, a distribuição dos produtos, e juntamente com ela a divisão social dos homens em classes ou camadas, é determinada pelo que a sociedade produz e como produz o pelo modo de trocar os seus produtos [idem].

A classe capitalista conseguiu desenvolver os meios de produção, antes separados, individuais, em meios sociais de produção. Aí, até mesmo o modo de produção foi alterado, pois se transformou em um modo de produção genuinamente social e a contradição que dele emerge está no fato da produção ser social e da apropriação ser individual e no antagonismo da produção organizada dentro da fábrica e completamente desorganizada no seio da sociedade.

1) Quem lucra dificilmente trabalhou diretamente no processo de produção.  2) Se produz qualquer coisa para lucrar.

Do desenvolvimento das forças produtivas nasce o exército industrial de reserva, instrumento de baixa dos salários dos operários muito utilizado pelos capitalistas, afinal, é daí que vem a frase “se você não quer o emprego nessas condições, há outros 20 que querem”.

O que é este exército? É,

um exército de trabalhadores disponíveis para as épocas em que a indústria trabalha a pleno vapor e que logo nas crises que sobrevêm necessariamente depois desses períodos, é lançado às ruas, constituindo a todo momento uma grilheta amarrada aos pés da classe trabalhadora em sua luta pela existência contra o capital e um regulador para manter os salários no nível baixo correspondente às necessidades do capitalista [idem].

Todos os capitalistas precisam de tecnologia de ponta para competir no mercado, eis que o crédito aumenta e as falências vão se seguindo dia após dia, juntamente com a vinda de novas crises. Nestas crises, é comum o Estado tomar para si a responsabilidade sobre algumas empresas vitais, ou lhes dando crédito, ou as incorporando ao seu trabalho, como os correios, ferrovias e telefonia.

Mas não devemos nos enganar, o Estado é capitalista. Ele não é a solução para o fim da exploração do trabalho, no entanto, abriga em si uma futura solução: o Estado é parte da solução socialista, e é daqui que Lênin tira sua ideia de “definhamento do Estado”, vista no Estado e a Revolução, pois Engels afirma que

O modo capitalista de produção, ao converter mais e mais em proletários a imensa maioria dos indivíduos de cada pais, cria a força que, se não quiser perecer, está obrigada a fazer essa revolução. […] O proletariado toma em suas mãos o Poder do Estado e principia por converter os meios de produção em propriedade do Estado. Mas, nesse mesmo ato, destrói-se a si próprio como proletariado, destruindo toda diferença e todo antagonismo de classes, e com isso o Estado como tal […]

O governo sobre as pessoas é substituído pela administração das coisas e pela direção dos processos de produção. O Estado não será “abolido”, extingue-se [idem].

Ao se apossar dos meios de produção, a sociedade poderá cessar a produção de mercadorias, de forma que o domínio do produto sobre o produto se esgota. Não haverá, portanto, anarquia na sociedade em relação aos produtos fabricados, pois ela poderá se planejar conscientemente. É assim que o homem consegue se tornar, pela primeira vez, senhor efetivo da natureza.

Voltar ao topo

Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico em PDF

Você pode baixar Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico em PDF neste link.

Voltar ao topo

Deixe sua provocação! Comente aqui!