Friedrich Nietzsche: principais ideias [E-book]

Veja aqui o e-book Friedrich Nietzsche: Conceitos Iniciais, produzido pelo Colunas Tortas. Essencial no aprendizado sobre o autor.

Nietzsche, o filósofo-artista, um poeta que só acreditava numa filosofia que fosse expressão das vivências genuínas e pessoais, vendo na experiência estética uma espécie de êxtase e redenção, é, por isso mesmo, um precursor da crítica a um tipo de racionalidade meramente técnica, fria e planificadora.

Oswaldo Giacoia Junior [1]

nietzsche educaçãoFriedrich Nietzsche é um dos autores mais lidos do mundo. É o filósofo mais popular do planeta, mais pesquisado em universidades e seus livros são best-sellers. Mas não é incrível como o livro mais vendido do alemão seja Assim Falou Zaratustra, sua obra mais hermética, a mais difícil das que contém suas principais ideias?

Nietzsche vende, por isso é reimpresso e reeditado. Nietzsche é um campeão no mercado, afinal, foi criado um mito em torno do autor, como se ele fosse a fonte de toda sabedoria do mundo. De certa forma, faz parecer que o alemão é um terapeuta, um autor de autoajuda. Coisa mais errada não há.

Entenda as principais ideias de Nietzsche

Friedrich Nietzsche: Principais Ideias
E-book em PDF, editado para desktop, celulares e tablets, com 68 páginas.

O objetivo deste e-book é apresentar as principais ideias da obra de Nietzsche. Aquilo que o leitor precisa aprender pelo menos. O que é genealogia, chave para entender a genealogia da moral? O que é moral, chave para entender a obra citada agora? O que é niilismo? Vivem chamando Nietzsche de niilista, mas o que significa este termo na obra do autor?

São somente R$16,99, clique abaixo e compre!

O autor:

Vinicius Siqueira é pós-graduado em sociopsicologia e editor do portal de conteúdo de ciências humanas Colunas Tortas. Nietzsche é uma de suas influências fundamentais.

Os primeiros passos com Nietzsche

Embora seja fácil considerar Nietzsche um ateu niilista, o correto é se aprofundar em sua obra para que, assim, você esteja apto a gostar ou odiar suas ideias, afinal, dentro do mundo intelectual, o gosto só pode advir depois do conhecimento pleno daquilo que se estuda.

Por sua vez, o estudo de Nietzsche sempre é difícil, devido ao seu jeito hermético de escrever – por meio de curtos aforismas – e sem a menor preocupação com a didática. Friedrich Nietzsche não espera que suas principais ideias sejam fáceis de se aprender e também não faz questão que todos as entendam: seu objetivo é ter filósofos amigos, companheiros, que desvendem o mundo através de uma filosofia da liberdade, do espírito livre.

É com este objetivo que Zaratustra desce a montanha, ele deseja encontrar companheiros, deseja verificar se o mundo já está preparado para a novidade que somente a solidão pode trazer: viver a vida sem obstáculos ideais, sem ídolos de barro, sem amantes imaginários.

Segundo Oswaldo Giacoia Junor, em matéria para Folha,

Nietzsche é o pensador de nossas angústias, que não poupou nenhuma certeza estabelecida –sobretudo as suas próprias convicções– e desvendou os mais sinistros labirintos da alma moderna. Com a paixão que liga a vida ao pensamento, Nietzsche refletiu sobre todos os problemas cruciais da cultura moderna, sobre as perplexidades, os desafios, as vertigens no fim do século 19. Dessa sua condição, postado entre o final e o início de duas eras, Nietzsche esboçou um quadro que, em todos os seus matizes, nos concerne ainda, na passagem a um novo milênio, em direção a um destino que ainda não se pode discernir.

Acreditamos que este e-book poderá ajudar aqueles que querem começar os estudos sobre Nietzsche, e entendemos que o papel deste livro não é grandioso: é só um tira-gosto, pois ainda é papel do leitor buscar pelo prato principal.

Este prato principal, inclusive, pode ser visto em nossos artigos sobre a obra de Nietzsche, reunidos na série com o mesmo nome do autor, em nossos vídeos e em nossa biblioteca Friedrich Nietzsche, dedicada a reunir artigos, teses e dissertações sobre o autor.

  • E-book em PDF;
  • Editado para desktop, celulares e tablets;
  • 68 páginas.

Friedrich Nietzsche: Principais Ideias

São somente R$16,99, clique abaixo e compre!

Referências

[1] Professor explica por que ler o pensador Nietzsche hoje. Folha de São Paulo, 15/10/2009. Acessado em 06/07/2016. Voltar ao texto.

5 Comentários

  1. Falar de Nietzsche é com falar de um grande amigo, ele me inspira e me aconselha nas horas em que necessito, sua obra é e sera sempre uma ótima fonte de inspiração para pessoas de espírito livre. Valeu por esta grande iniciativa.

  2. Amo homens, que me inspiram a ponto de chegar ao extremo prazer. Nada mais encantador num homem que sua inteligência e sorriso. Obrigada por isso!

  3. Ler os livros Nietzsche me fez perceber a razão da minha existência na terra, desde pequeno sempre me perguntei sobre a origem dos nossos valores, sendo que numa primeira fase acreditei que fosse Deus. a mesma preocupação que Nietzsche relato no prologo de Genealogia da moral.

Deixe sua provocação! Comente aqui!