Diálogos entre Hannah Arendt e Judith Butler em SP

Judith Butler é professora do departamento de retórica e literatura comparada da Universidade da Califórnia.

O advento da modernidade trouxe formas de análise peculiares que têm como objetivo entender as relações que se estabeleceram.

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) está sediando o curso de extensão Diálogos entre Hannah Arendt e Judith Butler, de 12 de maio até 07 de julho, focado no pensamento das duas autoras em torno da questão da ação social.

Hannah Arendt (1906 – 1975) e Judith Butler (1956 – ) criaram maneiras específicas de observar o pós-guerra. A primeira olha a sociedade a partir da emergência do social, à vitória do animal laborans e ao fenômeno do totalitarismo, enquanto a última aponta para o gênero e para a noção de sexo biológico.

Hannah Arendt foi uma filosofa influente no pós-guerra.

O curso pretende apresentar conceitos chave das teorias de cada uma das autoras e demonstrar sua importância nas discussões sobre a produção de arenas públicas, na constituição dos sujeitos no mundo moderno e no pensamento sobre as relações de poder e desigualdade que se estruturam como políticas sociais.

Jacqueline Moraes Teixeira e Crislei de Oliveira Custódio serão as responsáveis pelo curso.

Jacqueline Teixeira é doutora pelo Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e lá ministrou o curso Poder e Performatividade Pública: introdução a Judith Butler e Michel Foucault, disponível no YouTube com mais de 30 mil views.

A antropóloga escreve em uma coluna no site Justificando chamada (fé)ministas, em conjunto com a cientista social Simony dos Anjos, e em seu doutorado, investigou as políticas de gênero na  Igreja Universal do Reino de Deus.

Por sua vez, Crislei Custódio é doutora em educação também pela USP com a tese A infância no espelho da pedagogia: mundo infantil, regimes de temporalidade e individualização no discurso pedagógico.

Em seu doutorado, procurou compreender a noção de infância produzida pelo discurso pedagógico e as transformações das imagens desta fase da vida humana em ligação com a maneira da modernidade de se relacionar com o tempo e do processo de individualização neste contexto específico.

Informações gerais

  • Data: 12 de Maio até 07 de Julho;
  • Dias e horários: Sábado, das 13h00 às 17h00;
  • Local: Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – Rua General Jardim, 522. Vila Buarque – São Paulo – SP;
  • Valor: R$ 1.114,00;
  • Inscrições: Aqui, pelo site da FESPSP.
  • Conteúdo do curso:
    1. Atividades da vida ativa: esfera pública e esfera privada;
    2. Era moderna e a emergência do social;
    3. Ação e negação da política;
    4. A figura do apátrida e a questão dos direitos humanos;
    5. Poder e Teoria da Sujeição Violência;
    6. Estado e éticas do reconhecimento;
    7. Precariedade, reconhecimento e vulnerabilidade;
    8. Performatividade pública e Teoria do Ajuntamento.

Deixe sua provocação! Comente aqui!