Apresentaremos a noção de poder, de saber e sua relação recíproca a partir do exemplo de Foucault em História da Loucura na Idade Clássica.

Poder como estratégia

@colunastortas

Primeiramente: o poder trabalha como uma estratégia sem estrategista, como um sistema sempre móvel e dependente do exercício das relações de força.

Saber como regime de enunciados possíveis

@colunastortas

O saber, por sua vez, delimita um regime de possibilidade de enunciados. Por exemplo: as maneiras específicas que são possíveis enunciar algo que possa ou não ser verdadeiro sob os critérios científicos.

Poder e saber se relacionam reciprocamente

@colunastortas

Saber e poder se produzem e se validam, de tal maneira que os enunciados são produtores e justificadores das relações de poder que, por sua vez, dão condição para a realidade dos saberes e sua reprodução ou transformação.

Poder e subjetividade

@colunastortas

Em seus livros, Foucault apresenta as condições de possibilidade de um discurso sobre um determinado objetivo e, ao mesmo tempo, suas condições de exercício do poder!

BÔNUS: cursos sobre Foucault no Colunas Tortas

@colunastortas

Veja nossos cursos sobre Michel Foucault! Abordamos tanto sua fase arqueológica, como genealógica e temos cursos para introdução a livros específicos!  Clique abaixo, veja os detalhes e inscreva-se!