Literatura periférica e a resistência contra o modelo hegemônico

O espaço urbano é lugar de contradição; é fonte de criação e decadência. Como espaço de expressão de uma civilização (no caso, capitalista), não pode ser compreendido como unidade, uma vez que a divisão de classes é característica intrínseca de tal sistema socioeconômico e pressupõe a existência de discursos antagônicos.

Arte Filosófica: Uma admiração em unir arte pura com efeitos da razão

O livro intitulado “Escritos sobre Arte” do francês Charles Baudelaire leva-nos a quatro direções de pensamento: o primeiro capítulo “Essência do riso e, de modo geral, do cômico nas artes plásticas”, o segundo “Alguns caricaturistas estrangeiros: Goya, Pinelli, Brueghel, Hogarth e Cruikshank; o terceiro aborda a “Arte Filosófica” e o último “A obra e a…

Viés torto de algumas ponderações

O “belo” como tema central, postula o objetivo estético último que consiste numa participação ou associação com aquilo que é belo. Esta teoria manifestou-se de inúmeras vezes e colhe a sua mais forte influência nas teorias clássicas da imitação e da forma, tendo especial sucesso quando lida com a natureza e a mais ampla dimensão cosmológica que se reclamava para a arte.