A linguagem – Ferdinand de Saussure

A linguagem é o conjunto dos hábitos linguísticos somados à sua prática individual por meio do aparelho vocal e, de maneira escamoteada, da presença de uma forma-sujeito de indivíduo livre. Ela é definida como a união entre a língua, sistema normativo e coletivo, e a fala, elemento individual. Sendo que a segunda é subordinada à primeira justamente por ser dependente dos indivíduos considerados sob a forma do sujeito abstratamente livre.

Índice

Introdução

O objetivo deste artigo é definir, tomando como base o Curso de Linguística Geral de Ferdinand de Saussure, o conceito de linguagem que o autor articula para definir o objeto da linguística.

Ferdinand de Saussure definiu conceitos fundamentais para a delimitação da linguística enquanto ciência moderna e, entre eles, a separação entre língua, fala e linguagem tem lugar privilegiado. Como a linguística científica, na definição de Saussure, tem na língua seu objeto central, pois compreende que a língua é o elemento social, independente dos indivíduos e relativamente fixo, passível de se descrever enquanto sistema, a linguagem tende a emergir como conceito chave para compreender o próprio lugar deste objeto principal da ciência, então, em ascensão[1].

Por meio do corte entre língua e fala, Saussure insere uma nova perspectiva de observação científica na linguística e, por meio de sua teoria do valor linguístico, estabelece a possibilidade de compreender o funcionamento do sistema da língua. A linguagem em Saussure se torna, assim, um objeto de estudo multifacetado.

Faculdade da linguagem

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De início, é necessário compreender que a linguagem é uma faculdade humana que, através da língua, é exercida pelos indivíduos. É uma faculdade humana que não se situa completamente no nível da natureza, pois há um elemento social em jogo.

Pode-se dizer, junto ao filólogo e linguística estadunidense William Dwight Whitney, que o aparelho vocal não é um elemento determinístico para a expressão de signos linguísticos, ou seja, a base fisiológica não seria necessária no exercício de uma língua, mas somente elemento casual utilizado, mas Saussure se coloca no meio termo entre as análises que entende a linguagem como instituição social e aquelas que a inserem como elemento diretamente determinado pela fisiologia humana:

Whitney vai longe demais quando diz que nossa escolha recaiu por acaso nos órgãos vocais; de certo modo, já nos haviam sido impostas pela Natureza. No ponto essencial, porém, o lingüista norte-americano nos parece ter razão: a língua é uma convenção e a natureza do signo convencional é indiferente. A questão do aparelho vocal se revela, pois, secundária no problema da linguagem.[2]

Ou seja, a posição que está entre o social e o natural de Saussure é relativamente irrelevante para a ciência que está sendo criada: se o objetivo é a língua enquanto estrutura, enquanto sistema passível de descrição e explicação de seu funcionamento, a natureza da linguagem é relativamente secundária. Entretanto, ao ser relativamente secundária, revela um elemento importante: a língua é prioritária para seu entendimento.

Se o entendimento da natureza da linguagem é secundário, suas características são de importância primária: a língua, inicialmente, é o elemento social da linguagem.

Para atribuir à língua o primeiro lugar no estudo da linguagem, pode-se, enfim, fazer valer o argumento de que a faculdade – natural ou não – de articular palavras não se exerce senão com ajuda de instrumento criado e fornecido pela coletividade; não é, então, ilusório dizer que é a língua que faz a unidade da linguagem.[3]

Desta forma, há outro elemento nesta definição da linguagem para Saussure que pode ser entendido por meio do contraste em relação à língua, instrumento coletivo, social. O aparelho vocal, localizado nos corpos individuais e utilizado pelos indivíduos, é parte deste entendimento.

Social e individual

A linguagem, assim, é concebida como um objeto constituído por uma característica social, a língua, e uma individual, a fala, produto do uso do aparelho vocal. Segundo Saussure: “A linguagem tem um lado individual e um lado social, sendo impossível conceber um sem o outro”[4].

O lado social integra-se ao individual no próprio exercício da língua no presente:

Mas o que é a língua? Para nós, ela não se confunde com a linguagem; é somente uma parte determinada, essencial dela, indubitavelmente. É, ao mesmo tempo, um produto social da faculdade de linguagem e um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos.[5]

Desta forma, entende-se que, como base para a compreensão do exercício individual da linguagem, da prática mecânica do aparelho vocal, há não só uma base da língua, normativa, mas também uma concepção de sujeito que passa pela liberdade abstrata. Esta concepção permite a Saussure traçar a heteroclidade e multiformidade da linguagem, que é localizada num campo físico (a mecânica da fala), num campo fisiológico (o aparelho vocal) e num campo psíquico (a concepção de sujeito livre que utiliza a língua, no presente, de maneira individual, livre). O entendimento da linguagem como elemento pertencente aos domínios individual e social está entrelaçado ao entendimento de que o objeto da ciência é 1) separado da suposta liberdade do sujeito, 2) apto ao entendimento humano enquanto objeto e 3) distinto do produto real do exercício da língua pelos humanos em suas vidas.

A linguagem é o fator mais importante da vida dos seres humanos[6] porque ela suporta a existência da vida em sociedade, por meio do entendimento de que a língua é um sistema independente dos indivíduos e, ao mesmo tempo, porque ela suporta a concepção abstrata de sujeito, livre e criador em sua prática da fala no presente. A linguagem, assim, é um nó que liga o coletivo ao individual, dois domínios supostamente óbvios na vida em sociedade.

Além disso, a linguagem permite observar a mudança, a atualização, pois “a cada instante, a linguagem implica ao mesmo tempo um sistema estabelecido e uma evolução: a cada instante, ela é uma instituição atual e um produto do passado”[7]. Assim, a língua se situa como base normativa para a existência de uma possível linguagem, enquanto a fala é o produto individual, “criador”, que manifestaria o caráter livre dos indivíduos.


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O contrato da linguagem

A concepção abstrata da forma-sujeito enquanto indivíduo livre ocasiona a necessidade de explicar o fato social da língua, explicar a realidade de que as pessoas conseguem se comunicar de maneira, grosso modo, harmônica. De que as desarmonias são também operadas através de signos linguísticos compartilhados ou de movimentos conceituais compartilhados.

Entre todos os indivíduos assim unidos pela linguagem, estabelecer-se-á uma espécie de meio-termo; todos reproduzirão – não exatamente, sem dúvida, mas aproximadamente – os mesmos signos unidos aos mesmos conceitos.[8]

A saída para este problema da coesão social está no conceito de contrato:

Ela [a língua] é a parte social da linguagem, exterior ao indivíduo, que, por si só, não pode nem criá-la nem modificá-la; ela não existe senão em virtude duma espécie de contrato estabelecido entre os membros da comunidade.[9]

Afinal, esta “espécie de contrato” só pode ser estabelecida por sujeitos livres, não exatamente de maneira consciente, mas através das instituições sociais que delimitam os signos utilizados.

Entretanto, ainda sobra um problema: esta espécie de contrato não é satisfatoriamente explicada por meio do conceito de contrato, ou seja, de associação entre sujeitos livres e conscientes de suas práticas. Uma concepção que estabelece certa ética da prática da linguagem, certa associação voluntarista que pode se fazer como consciente, através da ética, ou como não consciente, através da enganação, da submissão ou da manipulação pelas instituições sociais. De qualquer forma, o caráter constitutivo da linguagem permanece oculto e os sujeitos livres são separados da língua, são separados da linguagem, são unidos somente à fala. A fala tende a ser o elemento constituinte, enquanto a língua aparece como instrumento e a linguagem como produto.

O estudo da linguagem comporta, portanto, duas partes: uma, essencial, tem por objeto a língua, que é social em sua essência e independente do indivíduo; esse estudo é unicamente psíquico; outra, secundária, tem por objeto a parte individual da linguagem, vale dizer, a fala, inclusive a fonação e é psico-física.[10]

É possível considerar que os estudos do discurso de Michel Pêcheux e Michel Foucault se situam justamente neste espaço que se abre entre o social e o individual, interligando estes dois domínios através da descentralização do sujeito abstrato, a partir do entendimento de que ele é constituído.

Considerações finais

Entende-se, até aqui, que a língua é o centro dos estudos da linguística como definida por Saussure:

Com outorgar à ciência da língua seu verdadeiro lugar no conjunto do estudo da linguagem, situamos ao mesmo tempo toda a Lingüística. Todos os outros elementos da linguagem, que constituem a fala, vêm por si mesmos subordinar-se a esta primeira ciência e é graças a tal subordinação que todas as partes da Lingüística encontram seu lugar natural.[11]

Linguagem, portanto, é definida como a união entre a língua, sistema normativo e coletivo, e a fala, elemento individual. Sendo que a segunda é subordinada à primeira justamente por ser dependente dos indivíduos considerados sob a forma do sujeito abstratamente livre.

Evitando estéreis definições de termos, distinguimos primeiramente, no seio do fenômeno total que representa a linguagem, dois fatores: a língua e a fala. A língua é para nós a linguagem menos a fala. É o conjunto dos hábitos lingüísticos que permitem a uma pessoa compreender e fazer-se compreender.[12]

E a linguagem é o conjunto dos hábitos linguísticos somados à sua prática individual por meio do aparelho vocal e, de maneira escamoteada, da presença de uma forma-sujeito de indivíduo livre.

Referências

[1] PAFUME COELHO, M.; SILVA E LIMA, T. R. Língua, linguagem e fala na “Teoria do Valor” de Ferdinand de Saussure. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), [S. l.], v. 43, n. 01, 2015, p. 348.

[2] SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. Tradução: Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blinkstein. 27ª edição. São Paulo: Editora Cultrix, 2006, p. 17-18.

[3] SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral… p. 18.

[4] SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral… p. 16.

[5] SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral… p. 17.

[6] SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral… p. 14.

[7] SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral… p. 16.

[8] SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral… p. 21.

[9] SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral… p. 22.

[10] SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral… p. 27.

[11] SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral… p. 26.

[12] SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral… p. 92.

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