O interdiscurso em Jean-Jacques Courtine – DROPS #56

COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Paulo: EdUFSCAR, 2009, p. 99-101. O nível do enunciado: descrição do interdiscurso de uma FD a) Interdiscurso e saber. Diremos que é no interdiscurso de uma FD, como articulação contraditória de FD e de formações ideológicas, que se constitui o domínio do…

Formação discursiva, formação ideológica e interdiscurso, por J-J. Courtine – DROPS #47

COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Paulo: EdUFSCAR, 2009, p. 70-73. 1. “Formação discursiva” nos trabalhos de M. Pêcheux A problemática de Pêcheux comporta dois aspectos ligados, mas distintos, e isto desde a publicação de 1969 de Análise automática do discurso. Esses dois elementos viram suas relações variarem…

Memória discursiva, por Jean-Jacques Courtine – DROPS #30

COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Paulo: EdUFSCAR, 2009, p. 104-106. Introduzimos assim a noção de memória discursiva na problemática da análise do discurso político. Essa noção nos parece subjacente à análise das FD que a Arqueologia do saber efetua: toda formulação apresenta em seu “domínio associado” outras…

O nível do enunciado e o nível da formulação em J.-J. Courtine – DROPS #29

COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Paulo: EdUFSCAR, 2009, p. 92-96. Seja (1) um enunciado extraído do corpus da pesquisa: (1) Nossa política em relação aos cristãos não tem absolutamente nada de uma tática de circunstância, é uma política de princípio. Colunas TortasEntre em nosso canal no telegram:…

Sujeito em análise do discurso, por Jean-Jacques Courtine – DROPS #26

COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Paulo: EdUFSCAR, 2009, p. 87-89. Se o sujeito do enunciado não pode ser concebido como idêntico ao autor da formulação é porque o sujeito do enunciado “é uma função vazia podendo ser preenchida por indivíduos até certo ponto indiferentes, ao formularem o…

A articulação de enunciados em J-J. Courtine – DROPS #19

COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Paulo: EdUFSCAR, 2009, p. 75-76. O interdiscurso, enquanto lugar de constituição do pré-construído, fornece os objetos dos quais a enunciação de uma sequência discursiva se apropria, ao mesmo tempo que (ele) atravessa e conecta entre si esses objetos; Colunas TortasEntre em nosso…

O interdiscurso – Dominique Maingueneau

O interdiscurso aparece como exterior específico de uma FD que, nesta relação de exterior interiorizado e depois expresso discursivamente, se faz como parte integrante do entendimento da formação discursiva. Dominique Maingueneau reafirma o primado do interdiscurso a partir do entendimento de que há o Outro, parte integrante do caráter dialógico de todo enunciado do discurso, que se faz enquanto resposta a algo dito alhures.