Desemprego crônico – Zygmunt Bauman

Índice

Introdução

O desemprego é tido como um fator estrutural do capitalismo. Tudo se passa como se nem todos fossem ter emprego, como se fosse necessário se conformar com isso. O desemprego é uma situação, também, que em nenhum momento desde a invenção do emprego propriamente dito, foi erradicada. Desta forma, qual é função do desemprego? O que acontece quando o desemprego se torna crônico?

A resposta imediata marxista é a formação de um exército reserva de mão-de-obra. Este exército reserva é a garantia de que, mesmo sob todas as flutuações do mercado e sob todas as lutas trabalhistas organizadas, nos momentos necessários haverá um punhado de trabalhadores aptos a preencher as vagas recentemente abertas, haverá trabalhadores reservas para aumentar a oferta e melhorar a eficiência da negociação do capitalista.


Receba tudo em seu e-mail!

Assine o Colunas Tortas e receba nossas atualizações e nossa newsletter semanal!


Mas há algo de novo na globalização: o exército reserva é um exército que pode desempenhar a função de que são reservas. São trabalhadores que, efetivamente, têm a capacidade de executar a função que o mercado lhes priva no momento do desemprego. O desemprego é, desta forma, uma situação temporária. Há uma certa garantia de que o emprego logo virá. Ou seja, o exército reserva é um exército temporário, um exército de trabalhos intermitentes. Mas, ainda assim, há a situação de um emprego que não aparece, de uma recolocação que não tem espaço.

A redundância

O fenômeno que vemos atualmente, perfeitamente cabível na análise de Zygmunt Bauman, é o da redundância. O que é o redundante? É o inútil. Por que este é um fenômeno visto atualmente? Porque atualmente temos mais trabalhadores que, ao não se adequarem à automação flexível do trabalho, se tornam obsoletos.

Estes são os trabalhadores inúteis. Desempregados não-empregáveis. De certa forma, são ex-trabalhadores. Isso ocorre a partir do momento em que estes trabalhadores não possuem mais capacidade, habilidade e eficiência para o mercado de trabalho. Não há mais ocupações a esses trabalhadores e trabalhadoras.

Quanto mais a tecnologia da informação ganha espaço, quanto menos o trabalho puramente braçal é exigido e com o aumento da exigência de mercado por padrões de qualificação (como a exigência de um idioma estrangeiro ou de um título de graduação), certos trabalhadores, como os metalúrgicos de Detroit ou operadores de máquinas na indústria automobilística, que, após a automação e a inserção da tecnologia de ponta, auto alimentada, que guarda todas informações necessárias em seu banco de dados e que pode ser monitorada e mantida por poucos técnicos, se tornam pouco úteis para o mercado.

Seu futuro está no trabalho informal, ilegal ou na mobilidade para lugares que os ofereçam trabalho. O trabalho informal é aquilo que não traz estabilidade nem possibilidade de um vida materialmente ou mentalmente confortável. Trata-se de uma ocupação de baixa remuneração considerada de segunda categoria. O destino do trabalho ilegal é facilitado pela situação de hiperinformação e o trabalho em outros países é dificultado pelas possibilidades remotas de movimentação.

Prisão, lar dos excluídos

Qual é o lugar óbvio destes que ocupam o lugar do lixo humano, do refugo? Qual é o local do lixo na sociedade pós-moderna? A prisão. Ela é o caminho lógico para o ilegal. Mesmo se o exercício do trabalho for informal, há a possibilidade – real e presente – de não conseguir o necessário para o básico, o que leva à situação de crime, do trabalho ilegal.

A prisão é o lugar perfeito para manter esse tipo de ex-trabalhador distante da sociedade. É na prisão que, diferentemente da análise de Michel Foucault do aparelho prisional na modernidade (do panóptico), em vez de disciplinar para inserir o corpo rebelde na ordem, o mantém encarcerado para não sujar o quadro perfeito da sociedade do consumo. Afinal, se eles são inúteis na categoria do consumo, tudo se passa como se não precisassem existir.

O dilema da contemporaneidade permanece: o que fazer com o refugo? Alimentar um grupo que, apesar de não conseguir contribuir de maneira nenhuma à pungência econômica (dentro dos referenciais atuais da sociedade), tem todo o direito de ser alimentado, ou mandá-los para longe? Com certeza, nenhuma resposta é eficaz, já que o problema se encontra nos rumos do sistema atual e da globalização, não nos trabalhadores desqualificados.

E-book Modernidade Líquida: Uma Introdução

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.

7 Comentários

  1. O texto num viés pessimista não dar conta de anunciar a capacidade de reação destes guetos. O grande problema desta imensa multidãp de descartaveís é exatamente a sua necessidade de ver a viabilidade do sonho do capital. As redes socias e as propagandas perderão o poder de sedução. A realidade virtual conseguirá pacificar os guetos do capital?

Deixe sua provocação! Comente aqui!