Morre Zygmunt Bauman aos 91 anos

É com muito pesar que nós do Colunas Tortas comunicamos que o Sociólogo Polonês Zygmunt Bauman faleceu hoje, na cidade de Leeds, na Inglaterra. A causa da morte não foi divulgada até a publicação dessa notícia.

zygmunt-bauman-1

Um dos maiores pensadores da atualidade, Bauman nasceu na cidade de Poznan, Polônia, em 1925. Lutou na Segunda Guerra Mundial pelo exército vermelho e depois virou editor da revista acadêmica de sociologia Studies. Foi vitima de uma forte onda antissemita em seu país, o que lhe rendeu sua expulsão da Universidade de Varsóvia. Depois de passar três anos em Israel, mudou-se para Leeds, aonde recebeu uma proposta para ser chefe do departamento de Sociologia, lugar onde lecionou até a sua aposentadoria.

Após isso, passou a divulgar suas obras e desenvolveu o conceito de “modernidade liquida”, para descrever a contemporaneidade em seus estudos e lançou extensa coleção de obras sobre o assunto.

Bauman era casado com Janine Lewinson-Bauman desde 1948 e deixa três filhos.

Separamos alguns artigos e resenhas sobre Zygmunt Bauman, além de uma biografia detalhada sobre o autor.

Série Modernidade Liquida:

One Comment

  1. Sinto muito, mas é o processo natural humano, mesmo com esse conceito da criação da sociedade líquida de ele, Zygmunt Bauman. Na realidade ele não morreu, pois enquanto houver alguém que lembre e/ou fale de ele, não morreu, e quando não existir mais ninguém para lembrá-lo, então chegou a hora de ele voltar!
    Quando você noticiou em redação, pareceu muito transtornado, sentido, sinceramente decepcionado, mas não teve o cuidado de escrever em português brasileiro, tanto que comentou com um erro crasso de concordância, pois escreveu: “É com muito pesar que nós do Colunas Tortas comunicássemos que o Sociólogo Polonês Zygmunt Bauman faleceu”…, quando na realidade deveria ter escrito assim; “É com muito pesar que nós do Colunas Tortas comunicássemos que o Sociólogo Polonês Zygmunt Bauman faleceu hoje”…
    É esses endeusamentos de a cultura fora da realidade do nosso país, o Brasil, que ninguém até agora me convenceu se ele é uma Nação ou uma Raça!
    A conceituação de um polonês, não passa pela realidade de uma seca no Nordeste brasileiro que está sendo assolado há mais de cinco anos, portanto o Bauman deveria, ter residido do interior dessa região em um município que não tem água se quer para beber, pois vivenciando essa realidade seria bem mais facial aprimorar esse conceito de sociedade liquida. E como se não encontraria nem uma sociedade volátil!

Deixe uma resposta