Discurso de Luiz Ruffato na Feira do livro de Frankfurt continua atual

Historicamente habituados a termos apenas deveres, nunca direitos, sucumbimos numa estranha sensação de não pertencimento: no Brasil, o que é de todos não é de ninguém… Em 2013, Franfurt recebeu em sua tradicional Feira do Livro a presença de Luiz Ruffato, escritor brasileiro que discursou na abertura do evento com tom crítico às desigualdades sociais…

Morre Zygmunt Bauman aos 91 anos

É com muito pesar que nós do Colunas Tortas comunicamos que o Sociólogo Polonês Zygmunt Bauman faleceu hoje, na cidade de Leeds, na Inglaterra. A causa da morte não foi divulgada até a publicação dessa notícia. Colunas TortasEntre em nosso canal no telegram: https://t.me/colunastortas. O Colunas Tortas é uma proto-revista eletrônica cujo objetivo é promover a…

USP sedia colóquio sobre Hannah Arendt com emissão de certificado

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) irá sediar, nos dias 9 e 10 de novembro, o colóquio “Hannah Arendt: A questão das migrações e os Direitos Humanos”. A iniciativa é coordenada pelo Centro de Estudos Hannah Arendt e reunirá professores de diversas outras faculdades, como da PUC-RJ, da…

Inscrições abertas para o curso “Pele Negra, Máscaras Brancas” – Leituras críticas Frantz Fanon

“Pela negra, máscaras brancas”, de 1952, será abordada no curso “Leituras críticas de Frantz Fanon, oferecido pelo Inanna Educação, entre os dias 12 de setembro à 03 de outubro.