Em 1920 a França foi palco do nascimento da expressão artística mais fantástica dos últimos tempos: o surrealismo.
Categoria: Artes
Quando Salvador Dalí foi expulso do movimento surrealista
Salvador Dalí foi expulso do movimento surrealista em 1934. Suas atitudes eram contrárias ao engajamento político do grupo, mas também eram ousadas demais para o puritanismo velado dos surrealistas.
Um Cão Andaluz: filme surrealista de Luiz Buñuel e Salvador Dalí
Um Cão Andaluz é o filme surrealista de Luis Buñuel e Salvador Dalí lançado em 1929 e apresentado para um grupo seleto de surrealistas, como André Breton, o autor do Manifesto Surrealista – reza a lenda que ambos os autores levaram pedras para se defender dos ataques da plateia, entretanto, todos gostaram e o filme se tornou uma “leitura obrigatória” para quem deseja entrar no mundo do cinema surreal.
Salvador Dalí: biografia de um louco [infográfico]
Salvador Dalí foi um dos maiores e mais criativos artistas de todos os tempos. Veja aqui uma linha do tempo de sua vida!
Literatura periférica e a resistência contra o modelo hegemônico
O espaço urbano é lugar de contradição; é fonte de criação e decadência. Como espaço de expressão de uma civilização (no caso, capitalista), não pode ser compreendido como unidade, uma vez que a divisão de classes é característica intrínseca de tal sistema socioeconômico e pressupõe a existência de discursos antagônicos.
Tadeusz Kantor e sua arte soturna
Cultuado como um diretor de teatro revolucionário, Tadeusz Kantor também contribui para uma visão mais humilde em relação do artista e da arte. Se sua obra sombria retrata muito daquilo que move suas peças, a estranheza que nos desperta pode ser traduzida como o efeito que um verdadeiro trabalho artístico.
Atualizando Pessoa
A proposta deste texto é atualizar, trazer para nosso cotidiano, nosso contemporâneo, a famosa poesia de Fernando Pessoa: Navegar é Preciso. Muitos conhecem a frase principal do poema: “Navegar é preciso; viver não é preciso”. Contudo, Pessoa evoca esta frase como gloriosa frase de antigos navegadores. Não é uma frase sua. Ele não reclama o direito desta frase: nós quem o fazemos, quando reduzimos seu poema a um verso. Se o autor julgasse que o verso bastaria, ele não teria se proposto a atualizá-lo como o faz nos versos seguintes: “Quero para mim o espírito [d]esta frase,/ transformada a forma para a casar como eu sou:/ Viver não é necessário; o que é necessário é criar”
Vladimir Safatle e o fim da música
Elitista? Vladimir Safatle discorre sobre sua opinião a respeito da falta de crítica em relação ao funk, sertanejo e gêneros afins. Clique e leia!
Por uma revalorização da percepção – Merleau-Ponty e Godard
“O que aprendemos de fato ao considerar o mundo da percepção? Aprendemos que nesse mundo é impossível separar as coisas de sua maneira de aparecer.”
Filme “Periscópio” e a exposição da sociedade disciplinar
Periscópio é um filme nacional que fala sobre ódio e loucura, sob o olhar de um ente eterno e totalizante. Veja aqui uma resenha sobre o filme.