A análise do discurso nos ajuda a entender o dito num nível propriamente discursivo, não semântico, nem sintático. Daí os esforços dos pensadores nos anos 60 e 70 para identificar um método ou procedimento próprio de análise das coisas ditas.

mais que uma opinião
A análise do discurso nos ajuda a entender o dito num nível propriamente discursivo, não semântico, nem sintático. Daí os esforços dos pensadores nos anos 60 e 70 para identificar um método ou procedimento próprio de análise das coisas ditas.
O biopoder é uma tecnologia de regulamentação que tem como objeto o corpo-espécie, a população e suas taxas estatísticas de doenças, nascimentos, etc. A partir de uma visão global, tem como intento criar análises e políticas em nível macro, considerando as taxas de normalidade para cada objeto específico observado.
Este é o drops nº 17. Inicia-se com a citação de Michel Foucautl sobre a nau dos loucos, presente na História da Loucura na Idade Clássica. Índice Nau dos loucos para Michel Foucault; Comentários; Referências. Nau dos loucos para Michel Foucault Fato curioso a constatar: é sob a influência do modo de internamento, tal como…
Para Michel Foucault, a libertação é importante para derrubar estados de dominação e fornecer possibilidade para a emergência de práticas de liberdade, no entanto, sozinha, ela pode funcionar como um sonho de verão: emergir como salvadora e imergir, no momento seguinte, os sujeitos em práticas de poder que já eram submetidos. É necessário, então, pensar as práticas de liberdade.
A Ordem do Discurso, de Michel Foucault, é a transcrição de sua conferência inaugural no Collège de France, de 1970. Nela, o filósofo costura os caminhos metodológicos de suas pesquisas anteriores acerca do discurso (História da Loucura na Idade Clássica (1961), O Nascimento da Clínica (1963) e As Palavras e as Coisas (1966)) e aponta…
Segurança, Território, População é o sétimo curso de Michel Foucault no Collège de France. É precedido por Em Defesa da Sociedade, em que o autor introduz sua noção de biopoder, e sucedido por O nascimento da biopolítica, em que lida com a formação do neoliberalismo. Colunas TortasEntre em nosso canal no telegram: https://t.me/colunastortas. O Colunas…
Em defesa da sociedade é um curso de Michel Foucault no Collège de France ministrado em 1975-76 e publicado em formato de livro em 1976. No livro, o autor apresenta a noção de biopoder e traça uma genealogia do racismo na Europa a partir da análise das relações de poder e seu desenrolar no nível…
O poder é entendido como aquilo que se faz nas relações sociais. O poder é praticado, é exercido. Assim, torna-se possível entender estratégias de poder mesmo sem a existência de um estrategista. A partir disso, o poder disciplinar, o biopoder e a noção de governamentalidade são apresentados.
A sociedade disciplinar é uma elaboração de Michel Foucault para explicar a configuração da sociedade europeia no período de ascensão do capitalismo e gradativa queda do poder monárquico. Esta sociedade é palco do exercício de um tipo de poder específico, que, de forma capilar, marca os corpos através de extrema vigilância, aplicação de normas e aplicação de exames constantes. Por fim, a tecnologia panóptica entra como elemento fundamental para o ápice da sociedade disciplinar.
Índice Introdução; As palavras e as coisas; Comentários; Resumo; Referências. Introdução As palavras e as coisas é um livro de Michel Foucault publicado originalmente em 1966 pela editora Gallimard. Faz parte da dita fase arqueológica do autor, em que desenvolve análises no nível do discurso para diferentes objetos. Neste livro, o homem e as ciências…