Racismo nas creches O racismo existe na vida de todas as pessoas desde a tenra infância. Seja construindo subjetividades racistas, seja construindo subjetividades que deveriam se submeter ao racismo. A professora Luíza Sousa apresenta uma pesquisa sobre racismo nas creches públicas e, assim, sobre como as crianças negras tendem a ser tratadas de maneira mais…
Categoria: Uncategorized
Corpo consciente, por Paulo Freire – DROPS #65
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?. 7ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983. A EDUCAÇÂO COMO UMA SITUACÃO GNOSIOLÓGICA O homem é um corpo consciente. Sua consciência, “intencionada” ao mundo, é sempre consciência de em permanente despego até a realidade. Daí que seja próprio do homem estar em constantes relações com o mundo. Relações…
Racismo e necropolítica, por Silvio Almeida – DROPS #34
ALMEIDA, S. L. Necropolítica e neoliberalismo. Caderno CRH, Salvador, v. 34, p. 1-10, e021023, 2021. Recai sobre a sociedade nazista e o Estado nazista, consoante Foucault (Em defesa da sociedade – EDDS), a responsabilidade por algo “extraordinário”: a generalização do biopoder. O nazismo teria realizado a fusão primordial entre o direito soberano de matar, típico…
O que é fascismo? – Breno Altman
Breno Altman explica o nascimento do fascismo no período após a Primeira Guerra Mundial, com base no contexto histórico dos dois países em que ele melhor se desenvolveu: Alemanha e Itália.
Paul Celan: Fuga da Morte: uma análise
“Tentaremos, então, encontrar no poema de Celan um determinado esquema de signos cuja ordenação, forma, seleção e/ou substituição permitam identificar padrões de significação úteis a uma possível interpretação do poema”.
Quando a internet vai à TV
O episódio de Mallu Magalhães com seu clipe de Você não presta, demonstra uma expansão territorial do discurso da internet: como eu já falava em meus artigos anteriores, este discurso não está preso à internet, não se limita a ela, ele constitui seus sujeitos e fornece enunciados que podem e devem ser ditos. Sua coerência…
A doença e a existência – Doença Mental e Psicologia
Da série “Doença Mental e Psicologia“. Existe um limite na análise da patologia mental a partir do desenvolvimento psicossexual, identificado por Foucault no segundo capítulo de Doença Mental e Psicologia, e ele se encontra na impossibilidade de dizer em qual momento a doença começa e porque justamente uma doença específica toma corpo em um indivíduo…
A doença e a história individual – Doença Mental e Psicologia
Da série “Doença Mental e Psicologia“. Se, como visto anteriormente, a perspectiva evolucionista que guia a psicanálise em Freud e a psicologia do início do século XX em Jackson e Janet consegue integrar passado e presente, os transforma em uma unidade coerente e dependente, de maneira que somente o direcionamento regressivo típico da patologia mental…
A doença e a evolução – Doença Mental e Psicologia
Da série “Doença Mental e Psicologia“. Após entender que existe uma metapatologia rondando tanto as patologias mentais quanto as orgânicas, Foucault admite como tarefa libertar a psicologia de qualquer método que não seja adequado às doenças mentais. O objetivo de Foucault, no segundo capítulo de Doença Mental e Psicologia, é encontrar as condições específicas que…
Doença da mente e do organismo – Doença Mental e Psicologia
Como se relacionam as doenças da mente e do corpo? Foucault analisa a maneira de se diagnosticar cada uma e propõe mudanças. Clique e leia!