Biografia de Boaventura de Sousa Santos
Boaventura de Sousa Santos é o diretor do projeto ALICE, Professor na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Distinguished Legal Scholar na University of Wisconsin-Madison Law School, Global Legal Scholar na University of Warwick e Diretor do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.
Nascido em Coimbra, a mesma cidade universitária onde viria a estudar Direito, Santos formou-se em 1963. Posteriormente, foi para Berlim realizar um curso de pós-graduação em Filosofia do Direito. Além dos estudos, vivenciou o contexto de Berlim durante a Guerra Fria, quando a cidade era dividida pelo Muro de Berlim. Após alguns anos, retornou à sua cidade natal, onde atuou brevemente como professor na Faculdade de Direito.
No entanto, começou a distanciar-se das Ciências Jurídicas, optando por um doutorado nos Estados Unidos, na Universidade de Yale, no final da década de 1960. Ele descreveu essa experiência como uma “transformação vertiginosa, tanto acadêmica quanto politicamente”. Em poucos meses, passou do direito penal para a criminologia, depois para a sociologia do direito e, finalmente, para a sociologia.
Envolveu-se em um autêntico processo de descoberta do marxismo. Embora reconheça os limites do marxismo, Santos mais recentemente o descreveu como uma “descoberta contínua”. Sua tese de doutorado não foi apenas um marco na sociologia do direito, mas teve grande impacto em sua vida.
O trabalho de campo, baseado em observação participante, foi realizado em uma favela do Rio de Janeiro, onde ele vivenciou de perto a luta dos excluídos contra a opressão e aprendeu com a sabedoria dos homens e mulheres que lutavam por subsistência e pelo reconhecimento de sua dignidade.
Em 1973, Santos foi um dos fundadores da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde abriu o curso de Sociologia. Na década de 1980, começou a adotar estruturalmente o papel de pesquisador, com uma visão do mundo que se estendia além da compreensão ocidental.
Ele conduziu pesquisas em países como Brasil, Cabo Verde, Macau, Moçambique, África do Sul, Colômbia, Bolívia, Equador e Índia. Viajou amplamente, ministrando aulas e palestras, ao mesmo tempo em que expandia suas experiências de aprendizado.
Foi também uma das forças motrizes por trás do Fórum Social Mundial (FSM). O espírito do FSM é essencial para seus estudos sobre a globalização contra-hegemônica e a promoção da luta por justiça cognitiva global, um conceito subjacente às “Epistemologias do Sul”.
Resumo
Nascimento: 15 de novembro de 1940, Coimbra, Portugal
- Formação: Licenciatura em Direito pela Universidade de Coimbra (1963); Mestrado em Filosofia do Direito pela Universidade de Berlim (1964); Doutorado em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale (1973).
- Atuação profissional: Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison; Global Legal Scholar da Universidade de Warwick; Diretor Emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa.
- Áreas de pesquisa: Sociologia do Direito; Teoria do Direito; Epistemologia das Ciências Sociais; Epistemologia do Sul; Direitos Humanos; Justiça Social.
- Prêmios: Ordem do Mérito Cultural (Portugal); Prêmio Memorial Johan Galtung (Noruega); Prêmio Internacional Dr. Rafael Kalimnan (Filipinas);
Boaventura de Sousa Santos é um dos mais importantes pensadores portugueses da atualidade. Sua obra é vasta e abrangente, abordando temas como a crítica à epistemologia ocidental, a defesa da justiça social e a busca por alternativas ao modelo de desenvolvimento capitalista.
- Alguns dos principais conceitos desenvolvidos por Sousa Santos:
* Epistemologia do Sul: Uma proposta epistemológica que valoriza o conhecimento produzido por grupos marginalizados e subalternos;
* Direito cosmopolita: Uma proposta de direito que reconheça a diversidade cultural e os direitos dos povos e comunidades;
* Democracia participativa: Uma forma de democracia que dá maior poder de decisão aos cidadãos.
Sousa Santos é um intelectual público engajado na luta por um mundo mais justo e equitativo. Sua obra é uma referência importante para os movimentos sociais e para todos aqueles que buscam alternativas para a sociedade globalizada.
Livros do Autor
- Reinventar a democracia. Lisboa, Gradiva (2ª edição), 1998.
- Estado e Sociedade em Portugal (1974-1988). Porto: Afrontamento, 1990 (3ª edição).
- Introdução a uma Ciência Pós-Moderna. Porto: Afrontamento, 1989 (6ª edição). Também publicado no Brasil, São Paulo: Graal (3ª edição);
- The Rise of the Global Left. The World Social Forum and Beyond. Londres: Zed Books, 2006. Também publicado em chinês por Shanghai Bookstore Publishing House, 2013.
- Toward a New Common Sense: Law, Science and Politics in the Paradigmatic Transition. Nova Iorque: Routledge, 1995.
- Revueltas de indignación y otras conversas. La Paz: OXFAM; CIDES-UMSA; Ministerio de Autonomías, 2015.
- De las dualidades a las ecologías. La Paz: REMTE-Red Boliviana de Mujeres Transformando la Economía, 2012.
- Para descolonizar el occidente. Más allá del pensamiento abismal. San Cristobal de las Casas, Chiapas: Editorial Cideci Unitierra, 2011.
- Refundación del Estado en América Latina. Perspectivas desde una epistemología del Sur. Lima: Instituto Internacional de Derecho y Sociedad; Programa Democracia y Transformación Global. Também publicado na Venezuela, pelas Ediciones IVIC – Instituto Venezuelano de Investigaciones Cientificas, na Bolívia por Plural Editores; na Colômbia, por Siglo del Hombre Editores, 2010, y na Argentina pela Editorial Antropofagia, 2010.
- Pensar el Estado y la sociedad: desafíos actuales. La Paz: CLACSO, CIDES-UMSA, Muela del Diablo Editores, Comuna, 2008. Também publicado por CLACSO Ediciones, Waldhuter Editores, 2009.
- La universidad en el siglo XXI. Para una reforma democrática y emancipatória de la universidad. La Paz: Plural Editores, 2007.
- La reinvención del Estado y el Estado plurinacional. Santa Cruz de la Sierra: CENDA, CEJIS, CEDIB, Bolivia, 2007.
- Conocer desde el Sur. Para una cultura política emancipatória. Lima: Fondo Editorial de la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad Mayor de San Marcos, 2006. Também publicado na Bolivia, por Plural Editores, 2008; Santiago de Chile: Editorial Universidad Bolivariana, 2008.
- La caída del Angelus Novus: ensayos para una nueva teoría social y una nueva práctica política. Bogotá: Instituto Latinoamericano de Servicios Legales Alternativos: Universidad Nacional de Colombia, 2003.
- Crítica de la Razón Indolente. Contra el desperdicio de la experiencia. Bilbao: Editora Desclée de Brouwer, 2000.
- Reinventar la democracia. Reinventar el Estado. Madrid: Sequitur, 1999. Também publicado no Equador, Quito: Abya-Yala, 2004; em Cuba, Havana: Editorial José Martí, 2005; na Argentina, Buenos Aires: CLACSO
Livros de co-autoria ou organizados por Boaventura
- (Org.) Another Knowledge is Possible. Beyond Northern Epistemologies. Londres: Verso, 2007.
- (Org.) Another Production is Possible. Beyond the Capitalist Canon. Londres: Verso, 2006.
- (Org.) Democratizing Democracy. Beyond the Liberal Democratic Canon. Londres: Verso, 2005.
- (Org. com José Luis Exeni) Justicia Indígena, Plurinacionalidad e Interculturalidad en Bolivia. Quito: Ediciones Abya Yala y Fundación Rosa Luxemburg, 2012.
- (Org. com Agustin Grijalva) Justicia Indígena, Plurinacionalidad e Interculturalidad en Ecuador. Quito: Ediciones Abya Yala y Fundación Rosa Luxemburg, 2012.
Entre em nosso canal no telegram: https://t.me/colunastortas.
O Colunas Tortas é uma proto-revista eletrônica cujo objetivo é promover a divulgação e a popularização de autores de filosofia e sociologia contemporânea, sempre buscando manter um debate de alto nível – e em uma linguagem acessível – com os leitores.
Nietzsche, Foucault, Cioran, Marx, Bourdieu, Deleuze, Bauman: sempre procuramos tratar de autores contemporâneos e seus influenciadores, levando-os para fora da academia, a fim de que possamos pensar melhor o nosso presente e entendê-lo.
esse era o link dos artigos do Boaventura de Souza Santos para baixar. Cadê? 🙁
Foram retirados por pedido da editora responsável.
Muito obrigado pela publicação!
Obrigado, José!
Simplesmente amo todo conjunto da obra de Boaventura Sousa Santos…
Me surpreendeu Boaventura de Souza Santos pela quantidade e qualidade de trabalhos seus nos quais me identifiquei, desde os temas da Sociologia, da Sociologia do Direito, da Economia Política… Vou conhecê-lo mais profundamente. Desenvolvo uma pesquisa sobre a corrupção no Brasil contemporâneo, sob as perspectivas do Direito, da Sociologia do Direito e da Economia Política. Espero que os textos os quais baixei sejam promissores para tal. Comentarei um-a-um, oportunamente. Grato pela oportunidade, Prof.Dr.Glinzer Costa (Ufal-Br).