Nesta segunda-feira, 09 de maio, nossa Janta Filosófica nº45 foi marxista da cabeça aos pés: falamos com Gustavo Machado, militante marxista do PSTU e responsável pelo canal Orientação Marxista.
Falamos sobre a forma de trabalho desorganizada preconizada pelo Uber, iFood, Rappi e todas as empresas que participam produzindo a esfera de trabalho precarizado. Também falamos sobre aproximações e distanciamentos entre Karl Marx e Michel Foucault, além de darmos nosso pitaco sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. Abaixo, assista ou escute nossa janta!
O vídeo:
O áudio:
Abaixo, a transcrição de um trecho da live:
Gustavo Machado: O capitalismo é aquilo que, ao mesmo tempo, produz atomização e organização. A formação social capitalismo é estruturada por uma cisão: todos os indivíduo aparecem como livre, não vinculados a nada e a ninguém, não são ligados à terra, a um senhor, nada. As pessoas aparecem soltas na sociedade, pois o vínculo delas com o restante da sociedade só aparece de modo indireto, de modo mediado. Por exemplo, nós só nos relacionamos com o restante da sociedade quando estamos comprando mercadorias no supermercado, pagando ticket de transporte, nós não nos damos conta de que, aqui em minha sala ou na casa de cada um que esteja nos escutando, aqui está envolvida a atividade de várias pessoas, o trabalho direto, o conhecimento que foi necessário para produzir cada elementos que está aqui, o transporte que foi necessário.
Ao mesmo em que há este vínculo social estreito, do ponto de vista das nossas relações imediatas há um descolamento: gera a loucura de uma sociedade fragmentada por um lado, mas fragmentada porque a unidade é impessoal, é feita por meio do mercado, por meios abstratos, como um mecanismo que se move independente de nossas vontades ou arbítrios. São as relações impessoais do capitalismo que vinculam independente de nossas escolhas, que centralizam as relações às relações de produção capitalista.
Gostou? As Jantas acontecem todas as segundas-feiras às 19:30hs no canal do Colunas Tortas no YouTube.
Já conhece o clube de membros do canal? Veja aqui!
Entre em nosso canal no telegram: https://t.me/colunastortas.
O Colunas Tortas é uma proto-revista eletrônica cujo objetivo é promover a divulgação e a popularização de autores de filosofia e sociologia contemporânea, sempre buscando manter um debate de alto nível – e em uma linguagem acessível – com os leitores.
Nietzsche, Foucault, Cioran, Marx, Bourdieu, Deleuze, Bauman: sempre procuramos tratar de autores contemporâneos e seus influenciadores, levando-os para fora da academia, a fim de que possamos pensar melhor o nosso presente e entendê-lo.