Índice
Biografia de Maria do Rosário Gregolin
Maria do Rosario Gregolin é livre-docente em análise do discurso pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Na instituição, é líder do Grupo de Estudos de Análise do Discurso de Araraquara (GEADA) e docente no departamento de linguística, onde atua na graduação e no programa de pós-graduação em linguística e língua portuguesa[1].
Em sua trajetória acadêmica:
- Graduou-se em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jaú, a FAFIJ, em 1977;
- Mestrou-se em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas, a UNICAMP, em 1983, com a dissertação Mistério e Esterilidade: O Fantástico em Murilo Rubião;
- Doutorou-se em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP em 1988, com a tese As fadas tinham idéias: estratégias discursivas e produção de sentidos.
Maria Gregolin Deu início ao seu percurso na análise do discurso através do contato com a professora Eni Orlandi:
Eu sou de uma geração formada aqui no Brasil, cursei Letras nos anos 70 durante o governo militar. A Linguística era uma Linguística americana que excluía toda a questão social e histórica. Eu participei do primeiro momento, que foi a chegada da AD no Brasil, quando fiz cursos com a professora Eni Orlandi na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ela na verdade foi a pessoa que mostrou para nós a existência dessa linha de pesquisa num primeiro curso que ministrou no Brasil em 1978/1979.[2]
A oportunidade para discutir os usos do marxismo em linguística surgiu justamente no período de abertura política, a partir dos anos 80, quando Michel Pêcheux, Louis Althusser e, mais tarde, Michel Foucault, puderam ser parte de sua reflexão:
Eu comecei por essa leitura pêcheutiana e althusseriana, mas já, desde o início, imaginando que havia um outro autor desse mesmo momento histórico que pensava de uma maneira diferente, que problematizava inclusive as teses Marxistas. O meu encontro com Michel Foucault vai se dando aos poucos, conforme eu vou fazendo a leitura da obra dele. Eu cheguei a assistir uma palestra que ele ministrou no Brasil no final dos anos 70 e começo dos anos 80, quando ele esteve na Universidade de São Paulo (USP) falando sobre a história da sexualidade.[3]
A análise do discurso, para a autora, não é um campo de descobrimento da verdade, da essência, mas da luta. “Não há também uma verdade no próprio sujeito, o que há são lutas, batalhas, brigas, explosões. E é isso que é interessante que os nossos trabalhos analisem”[4], entende a autora.
Livros
Abaixo, alguns livros de autoria ou participação de Maria do Rosario Gregolin:
- Filigranas Do Discurso: As Vozes Da Historia (2000);
- Discurso E Mídia. A Cultura Do Espetáculo (2003);
- Foucault E Pecheux Na Analise Do Discurso (2006);
- Analise Do Discurso – As Materialidades Do Sentido (2007).
Resumo
Nome: | Maria Do Rosario de Fatima Valencise Gregolin. |
Titulação: | Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (1988). |
Nacionalidade: | Brasileira. |
Campo de atuação: | Análise do Discurso; Teoria e Análise Linguística. |
Formação: | Graduação em Letras pela FAFIJ (1977); Mestrado em Teoria e História Literária pela UNICAMP (1983); Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP (1988). |
Atualmente: | Professora livre-docente do departamento de linguística da UNESP. |
Referências
[1] Maria Do Rosario de Fatima Valencise Gregolin. Biblioteca Virtual da FAPESP. Disponível em <<https://bit.ly/2Xsvhkn>>. Acesso em 10 abril 2020.
[2] OLIVEIRA, P. R. R. D. de; OLIVEIRA, G. F. de; NOGUEIRA, M. A. Análise do discurso, Foucault e Mídia: entrevista com Maria do Rosário Gregolin. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 7, n. 1, jan./abril. 2018, p. 201.
[3] OLIVEIRA, P. R. R. D. de; OLIVEIRA, G. F. de; NOGUEIRA, M. A. Análise do discurso, Foucault e Mídia: entrevista com Maria do Rosário Gregolin… p. 202.
[4] OLIVEIRA, P. R. R. D. de; OLIVEIRA, G. F. de; NOGUEIRA, M. A. Análise do discurso, Foucault e Mídia: entrevista com Maria do Rosário Gregolin… p.207.