Microfísica do Poder, por Michel Foucault: resumo

Microfísica do Poder – Michel Foucault

Microfísica do Poder, de Michel Foucault
A Microfísica do Poder foi lançada em 1979 e já se tornou parte da grade curricular de filosofia pelas universidades brasileiras. (Clique aqui e adquira o livro).

A Microfísica do Poder não é uma obra de Michel Foucault, mas sim uma coletânea de textos do autor organizada por Roberto Machado, filósofo brasileiro.

Tal coletânea aborda as diferentes formas de poder no início da obra de Foucault, tomando como mote a medicina, a psiquiatria e as prisões: são textos que versam sobre a relação da analítica foucaultiana com Nietzsche e vão até resoluções de problemas cotidianos, como na discussão pós-Maio de 68 entre Foucault e militantes maoístas sobre o que fazer com os policiais que reprimiram estudantes violentamente no evento em questão.

O objetivo é mostrar como o poder se movimenta em seus detalhes, nas instituições, sua relação com a produção da verdade, com a caracterização dos normais e dos anormais, a forma como o poder se liga às práticas contemporâneas da ciência.

No Colunas Tortas, nós elaboramos uma série completa de vídeos abordando cada capítulo da Microfísica do poder. O vídeo abaixo é o primeiro da série:

Resumo

Livro:Microfísica do poder
Publicação:1978
Autor:Michel Foucault; Roberto Machado é organizador
Precedido por:História da sexualidade I – A vontade de saber (1976)
Seguido por:História da sexualidade II – O uso dos prazeres (1984)

1 Comentários

Deixe sua provocação! Comente aqui!