A ideologia, enquanto falseamento da realidade ou elemento diretamente ligado a um sujeito, é substituída por um entendimento anterior à consciência, em que o sujeito é fabricado, tem seu corpo marcado, por configurações de poder e tipos de saber. No nível do corpo, o poder cria condutas, no nível do sujeito, o saber entrega os enunciados possíveis para a enunciação.
Tag: Análise do Discurso
Como fazer análise do discurso: metodologia – DROPS #58
FERNANDES, Carolina. Análise do Discurso: o que é e como faz? | Capacitações PET. Canal do Youtube do Grupo PET – Letras. Disponível aqui. Acesso em 14 de novembro de 2023. Como fazer análise do discurso? Primeiramente, é necessário fazer algumas considerações acerca da metodologia na análise do discurso. O primeiro ponto é: Michel Pêcheux…
O que é análise do discurso? Qual é a sua importância?
A análise do discurso nos ajuda a entender o dito num nível propriamente discursivo, não semântico, nem sintático. Daí os esforços dos pensadores nos anos 60 e 70 para identificar um método ou procedimento próprio de análise das coisas ditas.
Michel Pêcheux e a análise do discurso francesa
Índice Sobre Michel Pêcheux; A emergência da análie do discurso de linha francesa; O dispositivo de análise; As habilidades que se espera de um analista do discurso de linha francesa; Livros de Michel Pêcheux; Referências. Sobre Michel Pêcheux Michel Pêcheux nasceu em 1938, tornou-se filósofo na Escola Normal Superior em 1963 e teve como dois…
Formação discursiva: cruzamentos entre Foucault e Pêcheux, por Jean-Jacques Courtine – DROPS #71
COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Paulo: EdUFSCAR, 2009, p. 82-84. O conceito de FD O termo “discurso” não é um termo primitivo, mas um objeto de construção para a Arqueologia. Essa elaboração o relaciona àquela de FD. “Chamar-se-á ‘discurso’ um conjunto de enunciados na medida em que…
O intradiscurso para Jean-Jacques Courtine – DROPS #70
COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Paulo: EdUFSCAR, 2009, p. 87-89. 1.2 O nível da formulação: descrição do intradiscurso de uma sequência discursiva Grafaremos [e] uma formulação, isto é, uma sequência linguística (de dimensão sintagmática inferior, igual ou superior a uma frase) que é uma reformulação possível de…
Formação discursiva e interdiscurso – Michel Pêcheux
A formação discursiva entra como resolução dos problemas que as condições de produção do discurso haviam dado a Pêcheux no início do desenvolvimento da Análise do Discurso Francesa (AD). Mais a frente, ela se relaciona com o conceito de formação ideológica e interdiscurso: a formação discursiva é aquilo que afirma o que se pode dizer dentro de uma formação ideológica dada e é definida através dos interdiscursos que lhe dão possibilidade de existência. Por fim, o conceito implode na terceira fase da AD.
Lei da modalidade – Dominique Maingueneau
As leis da modalidade são constitutivas aos gêneros do discurso e estabelecem normas para o uso da língua de tal maneira que a produção verbal seja clara e econômica.
Ideologia para análise do discurso francesa (AD) – DROPS #67
BOCCHIO, M. J. C. Ideologia – Análise do discurso de matriz francesa pecheuxtiana. Canal do GEPALLE – FFCLRP – USP, transcrição por Vinicius Siqueira de Lima, 2022. Vídeo disponível no fim do texto. Ideologia para a análise do discurso é um conceito fundamental. Faz parte do processo de constituição da disciplina e relembra os diálogos…
Cenas de enunciação – Dominique Maingueneau
As cenas de enunciação definem níveis de práticas verbais e das expectativas que se pode ter da prática dos coenunciadores. Por fim, a cenografia, elemento que é imediato em uma dada situação específica, localiza os itens que serão condição para o exercício da enunciação num gênero que, ao mesmo tempo, ao ser praticado, legitima a condição cenográfica posta.