Para Husserl, conhecer a realidade deixa de ser uma ação de “apreensão” do mundo e passa a ser “explosão em direção a” algo no mundo, e a consciência existe não mais como “essência pensante”, mas como “puro ato”.
Tag: Jean-Paul Sartre
A Idade da Razão de Sartre: resumo
O romance A Idade da Razão, publicado por Jean-Paul Sartre em 1946, é uma obra de cunho filosófico-existencialista que trata da problemática da liberdade.
A liberdade em Jean-Paul Sartre: responsabilidade, angústia e má-fé
Não há nada que possa eximir o homem da sua condição de ser livre e, consequentemente, da sua condição de responsabilidade diante de seus atos. Barreiras psicológicas, históricas ou socioeconômicas não são capazes de ofuscar a liberdade. Veja!
Perguntaram a Sartre o que ele achou de ser professor, a resposta vai te surpreender
No primeiro dia em que entrei na sala de aula, entrava um raio de sol pela janela. Olhando aquele raio, pensei: “sou professor”. E esse pensamento foi muito desagradável. Vinicius SiqueiraInstagram: @viniciussiqueiract Vinicius Siqueira de Lima é mestre e doutorando pelo PPG em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da UNIFESP. Pós-graduado em…
Escolher é ser radical
Toda forma de levar o homem a uma prisão de pensamento é completamente abolido por Jean Paul Sartre. Clique aqui e leia tudo!
O problema do ser em Jean-Paul Sartre
Fortemente influenciado pelo pensamento de Heidegger e Husserl, Sartre, ao desenvolver sua fenomenologia existencial, assume importante papel na compreensão da consciência e do ser em sua totalidade, e para melhor compreendermos a sua filosofia, é fundamental que entendamos, antes de qualquer coisa, alguns de seus principais conceitos.