Em 1920 a França foi palco do nascimento da expressão artística mais fantástica dos últimos tempos: o surrealismo.
Tag: Surrealismo
Quando Salvador Dalí foi expulso do movimento surrealista
Salvador Dalí foi expulso do movimento surrealista em 1934. Suas atitudes eram contrárias ao engajamento político do grupo, mas também eram ousadas demais para o puritanismo velado dos surrealistas.
Um Cão Andaluz: filme surrealista de Luiz Buñuel e Salvador Dalí
Um Cão Andaluz é o filme surrealista de Luis Buñuel e Salvador Dalí lançado em 1929 e apresentado para um grupo seleto de surrealistas, como André Breton, o autor do Manifesto Surrealista – reza a lenda que ambos os autores levaram pedras para se defender dos ataques da plateia, entretanto, todos gostaram e o filme se tornou uma “leitura obrigatória” para quem deseja entrar no mundo do cinema surreal.
Salvador Dalí: biografia de um louco [infográfico]
Salvador Dalí foi um dos maiores e mais criativos artistas de todos os tempos. Veja aqui uma linha do tempo de sua vida!
Rene Magritte: obras de uma mente sem limites
Se é possível nomear os grande referenciais do movimento surrealista, um deles é Rene Magritte.
André Breton: surrealismo em seu início alucinante
André Breton foi o líder do movimento surrealista, participou do Partido Comunista Francês e tinha estreitas ligações com Trotsky, entretanto, era um psiquiatra comum, sem nem mesmo ser psicanalista. Conheça mais de sua vida!
Alvaro Miguel Pascale: sci-fi e surrealismo unidos na República do Uruguai
Alvaro Miguel Pascale retrata um mundo futurista e a realidade que somente o surrealismo pode dar vazão.
Internacional Situacionista: teoria do desvio
A Internacional Situacionista agia principalmente nas questões da vida cotidiana. O lazer, a arquitetura e a cultura eram temas sagrados para a ação situacionista, que utilizava a própria cultura fabricada pelo mercado como arma contra ele.
Max Ernst: biografia e obras
Max Ernst tem uma biografia cheia de surpresas e experimentações. O artistas sempre se dedicou à liberdade que a arte deveria levar a todos os artistas e se recusava a ficar preso em uma escola artística.
História do surrealismo revolucionário: A Estrela da Manhã – Surrealismo e Marxismo – Uma Resenha
A história do surrealismo revolucionário não pode ser resumida em poucas páginas, mas um esforço rápido e dedicado de Michel Lowy pode nos introduzir a este mundo de rixas e desenlaces teóricos: A Estrela da Manhã – Surrealismo e Marxismo é seu livro sobre a história do surrealismo junto ao movimento comunista.