O biopoder é uma tecnologia de regulamentação que tem como objeto o corpo-espécie, a população e suas taxas estatísticas de doenças, nascimentos, etc. A partir de uma visão global, tem como intento criar análises e políticas em nível macro, considerando as taxas de normalidade para cada objeto específico observado.
Categoria: Filosofia
A filosofia como conhecemos e como praticamos surgiu no Oriente Médio, na Jônia de Tales de Mileto (hoje Turquia).
Foi uma consequência das investidas do pensamento racional sobre o pensamento mítico.
O Colunas Tortas tem como objetivo levar a discussão da filosofia contemporânea, com autores como Sartre, Foucault, Marx, Pêcheux, Nietzsche e Cioran para o cotidiano de pessoas interessadas em olhar o mundo sob os óculos da crítica e da rebeldia.
Veja abaixo todos os artigos sobre filosofia que o Colunas Tortas tem armazenado:
Manifesto Comunista – Marx e Engels
Em um Fevereiro de 167 anos atrás, dois revolucionários alemães publicaram um texto curto, de poucas páginas, que viria a se tornar um dos escritos mais influentes da História da humanidade.
O fraco é o corrupto! – Friedrich Nietzsche
Uma corrupção política, por exemplo, indica justamente a escolha pelo ato sorrateiro, fácil, para conseguir seus objetivos. A corrupção que Nietzsche trata é moral, é aquilo que permite uma vida niilista, uma vida que pode ser, então, movida pelo vazio, pela satisfação de prazeres imediatos por vias fáceis.
O nascimento da tragédia de Nietzsche e a figura de Sócrates
Em O nascimento da tragédia, Nietzsche explica como Sócrates e a busca da Verdade em detrimento das aparências, é, em realidade, um véu que oculta a magnificência e importância vital do mundo dionisíaco. A cultura apolínea, com ele, tende a perder sua característica primordial.
Nietzsche: compaixão como corrupção – O Anticristo
Da série “O Anticristo“. Tidas como “virtudes” no cristianismo, a fé, a fraqueza, a compaixão – argumenta Nietzsche – não são mais do que mecanismos pelos quais operam a religião cristã para espalhar a doença e amarrar o homem à religião; aqui, trataremos da compaixão. Para Nietzsche, compaixão se dá quando, ao visualizar a dor alheia,…
O que nos diferencia não é o ateísmo – O Anticristo
Não basta ser ateu para “matar” deus. Nietzsche tem outra perspectiva sobre a demolição de ídolos.
O que é dialética? – Vladimir Safatle
A dialética é uma força de transformação que busca dar corpo, existência, ao que é considerado impossível. Mostrar como o impossível é uma versão não configurada na realidade presente, mas não é um inexistente.
A “verdade” em Nietzsche: 3 apontamentos para entender o conceito
A partir de três apontamentos, entende-se que a verdade em Nietzsche não ocupa um lugar privilegiado na produção do conhecimento. Não existem verdades absolutas, mas imposições de verdades que são entendidas como absolutas através da dominação.
A hipótese comunista continua – Alain Badiou
Alain Badiou ilustra seu conceito de hipótese comunista baseado em três axiomas: a ideia igualitária, a ideia de que a ação política popular pode ser organizada sem ser sujeita à ideia de poder e a ideia de que a organização do trabalho não envolve sua divisão, a especialização de tarefas, e particularmente a distinção opressiva entre os trabalhos intelectuais e manuais.
Materialismo Filosófico – Richard C. Vitzthum
Trecho de uma palestra dada para a Associação dos Estudantes Ateístas na Universidade de Maryland, College Park, em 14 de Novembro de 1996, que faz um breve esboço da história do Materialismo Filosófico e aponta seus pressupostos fundamentais. Em seguida, uma lista de principais filósofos materialistas.