Louis Althusser foi um importante filósofo marxista estruturalista franco-argelino da segunda metade do século XX. Apresentamos, aqui, 20 artigos sobre sua obra ou que utilizam sua obra para reflexões diversas. A publicação está dividida entre artigos sobre 1) educação, 2) psicanálise e 3) teoria marxista.
Categoria: Louis Althusser: biografia e artigos
Louis Althusser (1918-1990) foi um filósofo marxista francês, conhecido por suas contribuições à teoria marxista e por sua influência no pensamento crítico, especialmente durante as décadas de 1960 e 1970. Ele é mais conhecido por suas tentativas de renovar o marxismo, separando-o de uma leitura humanista e enfatizando uma interpretação estruturalista.
Entre suas ideias mais influentes estão a “teoria dos Aparelhos Ideológicos de Estado” (AIEs) e a noção de que o sujeito é uma construção social, moldado pelas ideologias que permeiam a sociedade.
Althusser argumentava que o capitalismo e outras formas de organização social perpetuavam-se através dos AIEs, como escolas, igrejas e mídia, que asseguravam a reprodução das relações de produção por meio da inculcação de ideologias dominantes.
Sua obra mais famosa, “Para Ler O Capital” (1965), foi coescrita com outros intelectuais e oferece uma leitura crítica e inovadora do pensamento de Karl Marx. Além disso, Althusser introduziu o conceito de “ruptura epistemológica” para descrever as mudanças radicais no pensamento de Marx entre suas primeiras obras e seus escritos posteriores.
Apesar de sua influência, a vida de Althusser foi marcada por tragédias pessoais, incluindo o assassinato de sua esposa, Hélène Rytmann, durante um episódio de doença mental, o que o levou a ser internado em uma instituição psiquiátrica.
Artigos sobre Louis Althusser no Colunas Tortas:
Ideologia – Louis Althusser
De acordo com Althusser, a ideologia não reflete o mundo real mas representa a relação imaginária entre os indivíduos para o mundo real; Nisso, Althusser segue o termo Lacaniano de Ordem Imaginária, que se encontra a um passo do Real Lacaniano. Em outras palavras, nós estamos dentro da ideologia por dependermos da linguagem para estabelecer nossa realidade; diferentes ideologias são diferentes representações da nossa realidade social e imaginária, não uma representação do Real em si.
Ideologia para análise do discurso francesa (AD) – DROPS #67
BOCCHIO, M. J. C. Ideologia – Análise do discurso de matriz francesa pecheuxtiana. Canal do GEPALLE – FFCLRP – USP, transcrição por Vinicius Siqueira de Lima, 2022. Vídeo disponível no fim do texto. Ideologia para a análise do discurso é um conceito fundamental. Faz parte do processo de constituição da disciplina e relembra os diálogos…
Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado – Louis Althusser: uma resenha
Da série “Michel Pêcheux: Conceitos Fundamentais“. O ensaio Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado[1], de Louis Althusser merece ser objeto de nossa preocupação e estudo não só pelo valor que tem como início de uma teoria do Estado marxista, mas também pela importância que tem na obra de Michel Pêcheux, ao inserir o conceito de ideologia levado…
“Nosso objetivo não é a felicidade dos homens”, por Louis Althusser – DROPS #37
ALTHUSSER, Louis. Conversa com Waldeck Rochet. Crítica Marxista, n.47, p.185-191, 2018. Disponível em <<https://www.marxists.org/portugues/althusser/1966/07/02.htm>>. Acesso em 29 mar 2023. Sim, ele diz, eu não estou de acordo com você, não podemos dizer que o marxismo é um anti-humanismo. Anti-humanismo teórico, eu sustento, justamente se eu posso lhe fazer uma crítica, é que você pulou a…
A interpelação em Louis Althusser – DROPS #16
ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. 3 ed. Lisboa: Editorial Presença/Martins Fontes, 1980, p. 97-101. Mas o reconhecimento de que somos sujeitos e que funcionamos nos rituais práticos da vida quotidiana. mais elementar (aperto de mão, o facto de você ter um nome, o facto de saber, mesmo se o ignoro, que você «tem»…
O aparelho ideológico religioso – Louis Althusser
É possível compreender que o aparelho ideológico religioso não se resume à instituição religiosa, mas compreende uma realidade de relações que reproduzem as relações de produção da formação social vigente a partir da(s) ideologia(s) religiosa(s) existentes. Como qualquer aparelho e principalmente os aparelhos ideológicos, há luta e há possibilidade de transformação sendo que, talvez, a teologia da libertação possa ser localizada num polo de contracorrente nas lutas presentes no aparelho religioso.
O exemplo da disciplina na produção – Foucault
O sistema capitalista aproveita fundamentalmente das disciplinas nascentes no período da Revolução Industrial para conformar e tornar cada trabalhador produtivo. As disciplinas, por sua vez, expressam-se no ambiente de trabalho a partir do complexo de vigilância e punição das infrações dos trabalhadores. A partir de processos concomitantes e articulados, o trabalhador do sistema de produção capitalista é assujeitado a sanções e normas que garantem a reprodução das relações de produção.