O presente artigo apresenta as visões de Lenin e Trostky sobre a greve, através de duas funções: 1) ferramenta na luta de classes: a greve pode ser utilizada estrategicamente na luta por melhores salários e 2) elemento de coesão de classe: a greve é geradora de consciência de classe, na medida em que coloca o operário num grupo coeso.
Categoria: Vladimir Lenin
A fase de decomposição do capitalismo – Imperialismo
O presente artigo mostra a fase de decomposição do capitalismo através da dominação do imperialismo. Quem mais lucra com este esquema são os rentiers, as pessoas que não participam de nenhuma empresa, que são ociosas e ganham uma renda de juros. Tais agentes somados com os Estados exploradores de colônias são chamados por Lenin de parasitas, crias do capitalismo financeiro.
O mundo rapinado pelo capitalismo financeiro – Imperialismo
O artigo abaixo tem como objeto a expansão e partilha do mundo feita pelas associações monopolistas e pelas grandes potencias europeias. No capitalismo financeiro, o interesse do capital privado está unido aos interesses dos Estados, de tal maneira que o imperialismo se aplica como movimento na estrutura econômica, mas também como agente na esfera política e ideológica, como maneira de alocar as camadas rebeldes em postos de trabalho longe da metrópole.
O poder das oligarquias financeiras – Imperialismo
O presente artigo traça o desenvolvimento do capitalismo financeiro ano a ano no fim do século XIX e início do século XX. Com a dominação dos monopólios, os países com capitalismo em estágio avançado começaram a exportar capital para Estados menos desenvolvidos e colônias, formando uma rede de dependência ao redor do globo.
A ascensão dos bancos – Imperialismo
O monopólio industrial levou a um aumento de circulação de capital-dinheiro concentrado em poucas instituições, o que concentrou também o poder dos bancos sobre o monopólio industrial, gerando um novo tipo de monopólio, como consequência da fusão entre o capital industrial e o capital bancário. Assim nasce o capitalismo financeiro, com concentração de inteligência e capital nos bancos para o uso industrial.
O capitalismo monopolista – Imperialismo
O presente artigo explica o nascimento do capitalismo monopolista segundo Lenin. No fim do século XIX e início do século XX, enquanto as grandes empresas conseguiram concentrar capital, tecnologias e força de trabalho, as pequenas empresas foram, paulatinamente, sendo compradas, incorporadas ou faliram. Eleva-se a socialização da produção ao máximo, mas a apropriação dos produtos ainda é privada.
Lênin, o Estado e a revolução
O Estado e a Revolução foi o livro de Lênin para descrever o que é o Estado na teoria marxista e como ele deveria ser tratado numa revolução. Veja aqui uma pequena resenha do livro e uma definição do Estado na concepção marxista-leninista.