Zygmunt Bauman foi um sociólogo polonês e pensador contemporâneo de renome. A última contribuição de sua carreira é nomeada de “fase líquida” e situa todos os trabalhos dedicados à análise da contemporaneidade e da fragilidade das relações humanas.
Para Bauman, é central a mudança promovida na segunda metade do século XX entre uma sociedade de produtores que se transforma em uma sociedade dos consumidores. O consumo se torna não só dinâmica econômica, mas também dinâmica social e forma de sociabilidade.
O objetivo deste curso é fornecer uma introdução ao entendimento de Bauman sobre a sociedade do consumo que vivemos, passando pela descrição de como nós, enquanto sujeitos desta sociedade, somos constituídos e explicando como funciona a dinâmica social do consumo presente em nosso dia a dia.
Já foram mais de 500 participantes dos cursos do Colunas Tortas:
Quais tópicos serão abordados?
1 – Introdução à teoria do sujeito de Louis Althusser (que dá base para o entendimento de Bauman sobre a sociedade do consumo):
a) A diferença entre sujeito e indivíduo (pois Bauman trabalha diretamente com essa diferença para descrever nossa transformação em sujeitos do consumo);
b) O que é tornar-se sujeito (como funciona o processo de se tornar um sujeito adaptado e adequado a uma sociedade, mesmo que essa adequação seja disfuncional);
c) O que é ideologia (noção fundamental para compreender o funcionamento da cultura e da mídia enquanto parte cotidiana de nossas vidas numa sociedade de consumo).
2 – Conteúdo principal: a sociedade do consumo para Zygmunt Bauman (aqui, entramos no conteúdo diretamente relacionado à obra do autor):
a) A sociedade do consumo (aqui, com base nas aulas anteriores, descrevo o funcionamento da sociedade do consumo capturando indivíduos para que se tornem sujeitos do consumo);
b) A cultura do consumo (aqui, entenderemos como toda sociedade é preenchida por um nível simbólico cultural que nos fornece os significados utilizados para que nossa própria vida faça sentido. A sociedade do consumo tem uma estrutura cultural específica);
c) Tempo social na sociedade do consumo (neste momento, nosso alvo será o entendimento do tempo social, ou seja, da marcação social do ritmo acelerado que nós vivemos na sociedade do consumo);
d) Felicidade consumidora (por fim, entenderemos como a felicidade é instrumentalizada enquanto objetivo final e quase inalcançável relacionado diretamente aos objetos de consumo presentes no mercado).
Curso gravado com acesso vitalício, o acesso se dá pela plataforma do hotmart;
Haverá emissão de certificado;
2 (duas) horas de curso;
Todas as pessoas inscritas podem se sentir à vontade para entrar em contato comigo, professor do curso, caso reste alguma dúvida acerca do conteúdo. O diálogo é sempre bem-vindo e as portas estão sempre abertas.
O valor investido no curso é de R$ 99,00.
(você pode pagar via PIX, mas lembre-se de não fechar a janela com o código e realizar o pagamento imediatamente, caso contrário, o código perde sua validade).
Curso é ministrado por:
Vinicius Siqueira é mestre e doutorando em Educação e Saúde pela UNIFESP e pós-graduado em sociopsicologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, além de ser responsável pelo portal de conteúdo de ciências humanas Colunas Tortas. É autor de “Foucault e a Arqueologia”, “Homo Psychologicus: Lendo Doença Mental e Psicologia de Foucault” entre outros e-books.
Trata-se de um curso introdutório com objetivo didático, mas sem abdicar da rigorosidade demonstrada nos livros do autor. A partir deste curso, você compreenderá as dinâmicas de consumo existentes em nossa sociedade e terá um primeiro passo na última fase do trabalho de Bauman.
Duração: duas horas (2 horas);
Emissão de certificado: sim, basta pedir;
Suporte com o professor do curso. Diálogo sempre aberto!;
O valor investido no curso é de R$ 99,00.
(você pode pagar via PIX, mas lembre-se de não fechar a janela com o código e realizar o pagamento imediatamente, caso contrário, o código perde sua validade).
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