Gênese e Estrutura da Antropologia de Kant – Michel Foucault

Gênese e Estrutura da Antropologia de Kant foi um trabalho de pesquisa elaborado por Michel Foucault durante o fim da década de 50. Neste trabalho, a filosofia de Immanuel Kant contida na obra Antropologia de um ponto de vista pragmático é observada através de um olhar crítico que compreende o sono antropológico depositado na filosofia moderna.

Tal pesquisa teve como resultado a tradução da obra de Kant para a língua francesa, sendo o trabalho de Foucault sua introdução e notas. A introdução e a tradução foram apresentadas como tese complementar à tese principal de doutorado de Foucault, chamada História da Loucura na Idade Clássica.


Receba tudo em seu e-mail!

Assine o Colunas Tortas e receba nossas atualizações e nossa newsletter semanal!


Segundo Suze Piza[1]:

Foucault repete Kant e na repetição elabora uma leitura original da obra de Kant em que antropologia e a filosofia crítica se encontram. Tal originalidade da leitura fornece a Foucault uma tese que será mote de outras pesquisas suas ao longo de toda sua vida: a denúncia da antropologização da Filosofia e a necessidade de acordar o Ocidente desse novo sono, não mais dogmático, mas antropológico.

[…]

O objeto da Antropologia de Kant seria o homem residindo no mundo. Foi dito que o objeto da Antropologia é a dimensão cosmopolita do Welt, no entanto, a maior parte do texto de Kant não trata do Welt, mas do Gemüt. Para lidar com essa constatação, Foucault formula três questões que vão articular basicamente sua reflexão que levará à formulação de sua tese sobre Kant, o texto de Kant e a própria antropologia:

  1. Como um estudo do Gemüt permite o conhecimento do homem como cidadão do mundo?

  2. Qual a relação do conhecimento antropológico e a reflexão crítica?

  3. Em que a antropologia filosófica (como investigação do Gemüt e suas faculdades) se distingue da psicologia racional ou empírica?

Resumo

Livro:Gênese e Estrutura da Antropologia de Kant;
Publicação:1961;
Autor:Michel Foucault;
Precedido por:História da loucura na idade clássica (1961);
Seguido por:O Nascimento da clínica (1963);

Referências

[1] PIZA, Suze. Apresentação da Gênese e Estrutura da Antropologia de Kant de Michel Foucault. Revista Páginas de Filosofia v. 4, n. 1 (2012).

Veja conteúdos capitais para compreender Foucault:

Poder disciplinar em Michel Foucault

Biopoder em Michel Foucault

Discurso em Michel Foucault

Deixe sua provocação! Comente aqui!