Janta Filosófica #42: Publicidade e guerras híbridas

As Jantas Filosóficas acontecem todas as segundas-feiras às 19:30hs no canal do Colunas Tortas.

Da série “Janta Filosófica“.

Na Janta Filosófica nº42, falamos sobre trabalho precarizado, comentamos acerca do escândalo do iFood que, segundo a agência publicitária que faz suas estratégias de marketing online, “matou o Galo” (se referindo ao Paulo Galo, militante e trabalhador que organiza as manifestações dos entregadores em São Paulo).

Também comentamos sobre o conceito de guerra híbrida e apontamos como ele pode ser aplicado neste caso.


Receba tudo em seu e-mail!

Assine o Colunas Tortas e receba nossas atualizações e nossa newsletter semanal!


O vídeo:

Formato de podcast:

Veja ou escute a Janta Filosófica acima! A seguir, um trecho transcrito:

Vinicius – Hoje, focaremos no tema do trabalho precarizado, principalmente relacionado aos entregadores de aplicativos. Nessas últimas duas semanas, algumas notícias surgiram e nos dão dados concretos para se entender o funcionamento específico de um tipo de publicidade, do próprio aparelho ideológico e do funcionamento das guerras híbridas.

Guilherme – Que muita gente diz que é teoria da conspiração. 

Vinicius – Mas como uma teoria da conspiração com análise concreta?

Guilherme – É uma tentativa de descredibilizar os teóricos sobretudo de esquerda que falam sobre as guerras híbridas. “Ah, é como se o empresário fosse do mal, como se estivessem lidando com marionetes, como se vivêssemos no tempo da guerra fria”, são coisas eu já ouvi muito, pois como o conceito ganhou notoriedade em função do que acontece neste momento no Leste Europeu, as pessoas já estão tentando descredibilizar o conceito pois este seria “esquedopata”.

Vinicius – O que você acha da gente iniciar nosso papo falando sobre a conspiração e o poder. Me parece mais fácil delimitando dois polos: 1) ou as coisas são da maneira como são porque há complôs e as pessoas conscientemente decidem como as coisas serão, como se os efeitos pudessem ser previstos de uma maneira planejada, 2) a outra maneira seria ignorar a realidade material de que de fato existem complôs, reuniões, planejamentos. Eu prefiro iniciar pensando esta questão nos níveis do poder: o poder visto inicialmente como relação, como aquilo que acontece em toda relação social, entendê-lo assim, entender este nível inicial do poder que dá condição de possibilidade para que se exista de fato concretamente um complô permite que nos afastemos da conspiração e também da ingenuidade. 

[…]

Gostou? As Jantas acontecem todas as segundas-feiras às 19:30hs no canal do Colunas Tortas no YouTube.

Já conhece o clube de membros do canal? Veja aqui!

Deixe sua provocação! Comente aqui!