Índice
- O autor
- Modernidade sólida e líquida
- Modernidade líquida e Pós-modernidade
- Resumo;
- Exemplos de modernidade líquida;
- Mapa mental;
- Outros textos:
- Referências.
Modernidade líquida: introdução
Zygmunt Bauman, sociólogo polonês nascido em 1925, é amplamente reconhecido pelo conceito de modernidade líquida, que constitui uma de suas principais contribuições teóricas.
Em 1939, Bauman fugiu da Polônia e refugiou-se na Rússia durante a Segunda Guerra Mundial. Após o conflito, retornou à Polônia, filiou-se ao Partido Comunista e iniciou seus estudos na Universidade de Varsóvia, onde posteriormente tornou-se professor.
No entanto, seu trabalho enfrentou censura e, devido ao ressurgimento do antissemitismo, foi expulso de seu cargo. Posteriormente, assumiu a direção do Departamento de Sociologia na Universidade de Leeds.
Bauman produziu uma vasta obra acadêmica, com um aumento significativo na sua produção após sua aposentadoria em 1990.
Desde então, seu trabalho tem se concentrado na análise da modernidade líquida e seus impactos sociais e culturais. Seu estudo da modernidade líquida explora a transitoriedade e a fluidez das estruturas sociais contemporâneas, refletindo as mudanças dinâmicas e a instabilidade das formas de vida moderna[1].
Modernidade sólida e líquida
A modernidade líquida, conforme descrita por Zygmunt Bauman, caracteriza a época atual em que vivemos.
Ela representa um conjunto de relações e instituições, bem como suas respectivas lógicas operacionais, que sustentam e definem a contemporaneidade. Essa fase é marcada pela liquidez, fluidez, volatilidade, incerteza e insegurança predominantes nas estruturas sociais e culturais contemporâneas.
Durante a modernidade líquida, a estabilidade e os referenciais morais da era anterior, designada por Bauman como modernidade sólida, foram substituídos pela lógica do presente, do consumo, do prazer e da artificialidade.
Antes da formulação do conceito de modernidade líquida por Bauman, Karl Marx e Friedrich Engels já haviam identificado a modernidade como um processo histórico que dissolvia instituições anteriores, como a família, a comunidade tradicional e a religião, evidenciado pela secularização dos Estados-nação no século XX[2].
O propósito desse “derretimento” promovido pela modernidade era questionar e desmantelar a irracionalidade e a falta de justificativa de cada instituição crítica, preservando ou adaptando suas características úteis no projeto racional e iluminista.
A destruição da modernidade sólida, portanto, era um processo criativo que substituía o velho pelo novo, reconfigurando-o em novas relações. Para Bauman, a modernidade líquida representa uma configuração qualitativamente distinta daquela da modernidade sólida, vigente até a década de 1960.
Nesse estágio, os referenciais que possibilitavam a transformação e a adaptação das estruturas sociais foram liquefeitos e, consequentemente, perdidos[3].
Com a ausência desses referenciais, a vida passa a ser entendida como um projeto individual, e categorias como classe, religião, família, nacionalidade e ideologia política foram erodidas, sendo substituídas por uma crescente ênfase no consumo e na transformação das relações sociais e da identidade em mercadoria.
Isso pode ser visto principalmente no “processo de desregulamentação política, social e econômica que se manifesta na expansão livre dos mercados mundiais, no desengajamento coletivo e esvaziamento do espaço público”, diz Tiago de Oliveira Fragoso[4].
Fragoso complementa, “Na modernidade líquida os indivíduos não possuem mais padrões de referência, nem códigos sociais e culturais que lhes possibilitassem, ao mesmo tempo, construir sua vida e se inserir dentro das condições de classe e cidadão. Chega-se no entender de Bauman a era da comparabilidade universal, onde os indivíduos não possuem mais lugares pré-estabelecidos no mundo onde poderiam se situar, mas devem lutar livremente por sua própria conta e risco para se inserir numa sociedade cada vez mais seletiva econômica e socialmente”[5].
É nesta época que as relações de trabalho cada vez mais se desgastam e que a própria esfera do trabalho se transforma num campo fluido desregulamentado. Então, empregos temporários, meia jornada, empregos em que as relações de empregado-empregador são constituídas somente pelos dois (como os trabalhadores que são Pessoa Jurídica), se tornam situações fáceis de observar e consideradas legítimas pela sociedade. Nisto, emerge a figura do desempregado crônico[6].
Nas relações pessoais, as conexões predominam. Conexão é o termo que Zygmunt Bauman usa para descrever as relações frágeis. A grande sacada desta palavra envolve a noção de que, em uma conexão, a vantagem não está só em ter várias conexões, mas, principalmente em conseguir desconectar sem grandes perdas ou custos.
A relação frágil tem como pressuposto a transformação dos humanos em mercadorias que podem ser consumidas e jogadas no lixo a qualquer momento – a qualquer momento eles (os humanos) podem ser excluídos. A conexão é frágil porque o sujeito líquido lida com um mundo de consumo e opções, mas esse mundo nunca é objetivo e frio, ele ainda causa frustrações e, como já dito, insegurança. O sujeito líquido não tem mais referenciais de ação: toda a autoridade de referência é coloca em si e é sua responsabilidade construir ou escolher normas a serem seguidas – tudo se passa como se tudo fosse uma questão de escolher a melhor opção, com melhores vantagens e, de preferência, nenhuma desvantagem[7].
Isso tudo é coberto por uma mentalidade que não só valida as instituições e as normas, mas também dá base para a vida dos sujeitos: os imperativos de consumo são inscritos naquilo que há de mais fundamental na constituição do sujeito líquido. Até mesmo no sexo.
Na modernidade líquida, o sexo é uma força de atomização, não de união. As conexões sexuais fortalecem a noção do indivíduo isolado, porque elas não são muito mais que o acúmulo de sensações que os sujeitos pós-modernos foram construídos para buscar. O sexo é sempre a satisfação instintiva individual sem qualquer responsabilidade ou ligação com o outro, sempre a acumulação de prazeres[8].
No entanto, para além da prática sexual, a própria noção da sexualidade foi modificada. Percebe-se isso nas crianças: atualmente, a expressão da sexualidade na criança é tida como produto do abuso de adultos – os adultos as abusam e este ato criminoso seria refletido na criança em ações simples, como quando começa a mexer nos próprios órgãos genitais. Antes desta conceituação da sexualidade infantil, as crianças eram tidas como sujeitos sexuais, elas tinham interesse pelo prazer sexual e se masturbaram em busca destas sensações (basta ler Freud).
Portanto, o autor chega a conclusão que essa nova significação da sexualidade infantil é o oposto da sexualidade, digamos, “sólida”: nela, a sexualidade era parte do instinto incontrolável que deveria ser vigiado constantemente pelos pais. A criança passou de sujeito sexual a objeto sexual.
Se os pais, quando próximos, podem ser considerados abusadores sexuais (o autor dá um ótimo exemplo no Mal Estar da Pós-Modernidade sobre um caso em que a escola de uma criança processou seus pais por abuso, mas eles acabaram sendo inocentados, porém não antes de recebem um grande linchamento moral), então a atitude correta é se afastar. Logo, o filho cresce sem a relação íntima e profunda (e vigilante, autoritária) que era sempre construída na modernidade sólida. é importante dizer que nada disso é meramente consciente e intencional – esse afastamento se dá “naturalmente”, daí a característica de qualquer época ser marcada por um véu de naturalidade.
Modernidade líquida é pós-modernidade?
Não! Este é um ponto importante: o conceito de modernidade líquida, fruto da análise de Bauman, não é um conceito análogo ao de pós-modernidade. Na verdade, é um conceito crítico.
Para Bauman, não há uma pós-modernidade, há uma continuação da modernidade com pontos diferentes. Aqui, o autor tem uma certa afinidade com Manuel Castells, que, ao falar da sociedade informacional, afirma que a sociedade industrial (no sentido de ter como base de produção as indústrias), ainda existe, mas com lógica diferente[9]. Não se trata de uma ruptura de época, mas de uma transformação dentro de uma estrutura, digamos, contínua. O mesmo aconteceria na sociedade líquida.
Apesar de ser confundido erroneamente como pós-modernista (e por isso que tem colocado o termo “modernidade líquida” em seus livros recentes), sua obra é, como já dito, completamente crítica àquilo que chama de pós-modernidade. O autor chega ao ponto de ser rígido com isso, afirmando:
Uma das razões pelas quais passei a falar em “modernidade líquida” em vez de “pós-modernidade” (meus trabalhos mais recentes evitam esse termo) é que fiquei cansado de tentar esclarecer uma confusão semântica que não distingue sociologia pós-moderna de sociologia da pós-modernidade, entre “pós-modernismo” e “pós-modernidade”. No meu vocabulário, “pós-modernidade” significa uma sociedade (ou, se se prefere, um tipo de condição humana), enquanto que “pós-modernismo” se refere a uma visão de mundo que pode surgir, mas não necessariamente, da condição pós-moderna.
Procurei sempre enfatizar que, do mesmo modo que ser um ornitólogo não significa ser um pássaro, ser um sociólogo da pós-modernidade não significa ser um pós-modernista, o que definitivamente não sou. Ser um pós-modernista significa ter uma ideologia, uma percepção do mundo, uma determinada hierarquia de valores que, entre outras coisas, descarta a idéia de um tipo de regulamentação normativa da comunidade humana e assume que todos os tipos de vida humana se equivalem, que todas as sociedades são igualmente boas ou más; enfim, uma ideologia que se recusa a fazer julgamentos e a debater seriamente questões relativas a modos de vida viciosos e virtuosos, pois, no limite, acredita que não há nada a ser debatido. Isso é pós-modernismo.[10]
A pós-modernidade, portanto, é uma fatia no tempo e no espaço, mas é uma fatia que nem mesmo pode ser chamado de “pós”, pois não há superação de nada, o que há é uma sequência contínua de modernidade sólida para modernidade líquida, com algumas características diferentes, mas ainda com o núcleo capitalista intocável. Essa mudança seria muito bem adaptável ao capitalismo (ou o capitalismo seria muito bem adaptável a essa mudança), mas dessa vez, ele se torna muito mais voraz que em épocas anteriores.
Modernidade líquida: resumo
Zygmunt Bauman iniciou sua carreira na Universidade de Varsóvia e publicou mais de quarenta livros.
Entre eles, destaca-se “Modernidade Líquida“, lançado em 2001, próximo à virada do milênio, uma época marcada pelo pânico do “bug do milênio” e por crises econômicas associadas à globalização.
O título da obra faz referência à natureza fluida da modernidade, em que tudo é volátil e se molda conforme as circunstâncias, em contraste com a rigidez da modernidade anterior. Abaixo, um resumo por capítulo:
1. Emancipação
Bauman questiona o conceito de liberdade, destacando o paradoxo entre ser uma bênção (liberdade de ação) e uma maldição (responsabilidade pelas ações). Na modernidade líquida, o indivíduo passa a ser um agente ativo que questiona e reflete sobre suas ações.
A teoria crítica, segundo Bauman, defende a autonomia e a liberdade de escolha, mas essa liberdade vem acompanhada de uma crescente responsabilidade individual, à medida que a coletividade cede espaço ao individualismo.
Bauman também discute a incessante busca por satisfação e a fragmentação das responsabilidades, com os indivíduos se afastando das normas coletivas para trilhar caminhos próprios.
A individualização, portanto, se torna uma característica fundamental da modernidade líquida, marcando uma transição do coletivismo para uma postura mais autônoma e auto-afirmativa.
2. Individualidade
A individualidade na modernidade líquida é comparada ao controle rígido presente na obra “1984” de George Orwell, onde a liberdade é tolhida por uma força maior.
Bauman observa que, na modernidade líquida, o capitalismo assume uma forma mais leve e fluida, seduzindo os indivíduos com uma multiplicidade de escolhas, mas também gerando angústia pela necessidade de decidir entre tantas opções.
No capitalismo fluido, a autoridade tenta seduzir em vez de comandar, e os indivíduos buscam exemplos, não líderes, criando uma dinâmica em que a beleza e a imagem se tornam centrais na auto-afirmação.
No entanto, essa busca incessante por exemplos pode se tornar viciante e autodestrutiva. A identidade do consumidor na modernidade líquida é construída através do consumo, onde as escolhas se tornam uma forma de solidificar o que é fluido. Mudar de identidade, porém, implica em riscos e rupturas.
3. Tempo e Espaço
Bauman analisa a comunidade e a cidade, destacando a utopia de um convívio harmônico em contraponto à realidade de um ajuntamento de estranhos.
Na modernidade líquida, o espaço e o tempo se tornam maleáveis, com tecnologias e o espaço virtual ampliando as possibilidades de interação e movimento.
O poder líquido, segundo Bauman, reside na capacidade de se liquefazer e mover-se livremente, sem amarras físicas ou temporais.
A vida na modernidade líquida é caracterizada por uma urgência constante e a busca por realizar múltiplas possibilidades em um curto espaço de tempo.
4. Trabalho
Bauman começa discutindo o progresso, que na modernidade líquida se torna uma necessidade perpétua e instantânea. O trabalho, que antes era visto como uma fonte de estabilidade e riqueza a longo prazo, agora assume um caráter mais flexível e incerto.
O indivíduo se move de um estado sólido, com planos de longo prazo, para um estado fluido, onde o planejamento é de curto prazo e a relação com o trabalho é marcada pela incerteza e a falta de comprometimento a longo prazo.
As relações de trabalho se tornam mais individualizadas, com antigos funcionários sendo substituídos por colaboradores que mantêm laços mais fracos com as empresas.
Na modernidade líquida, a flexibilidade e a mobilidade no trabalho refletem a natureza fluida do capitalismo leve, onde a estabilidade e a segurança são substituídas por uma constante adaptação às novas condições.
5. Comunidade
Zygmunt Bauman explora o conceito de comunidade, destacando como ele carrega uma noção de segurança e pertencimento, mas também de exclusão.
Comunidades oferecem aos seus membros um sentimento de identidade e proteção, mas isso frequentemente vem à custa de criar uma distinção entre “nós” e “eles”, onde aqueles que não se enquadram nos valores ou normas da comunidade são marginalizados ou excluídos.
Bauman discute como a modernidade líquida alterou a noção de comunidade. Nas sociedades modernas, a ideia de uma comunidade tradicional, onde todos compartilham valores comuns e um senso de solidariedade, tornou-se mais difícil de sustentar.
A fluidez das relações sociais, a mobilidade e a fragmentação social enfraqueceram os laços comunitários. As pessoas, segundo Bauman, agora buscam segurança em grupos temporários e em redes virtuais, mas esses laços são muitas vezes superficiais e frágeis, o que dificulta a criação de um verdadeiro senso de comunidade.
A noção de comunidade na modernidade líquida é mais um ideal do que uma realidade concreta. Há um desejo por comunidades que ofereçam uma sensação de pertencimento e proteção, mas a prática é complicada pelas forças da individualização e pela natureza efêmera das relações sociais na sociedade contemporânea.
Por fim, Bauman sugere que a busca por comunidade na modernidade líquida pode levar a uma forma de tribalismo, onde pequenos grupos se isolam dos demais, perpetuando divisões e aumentando a fragmentação social.
Exemplos de modernidade líquida
- A qualquer momento, uma nova tecnologia pode ser inventada e modificar completamente o mercado em que for aplicada;
- A qualquer instante, com qualquer mudança econômica, é possível que a posição de um sujeito na estrutura econômica seja modificada, aumentando a insegurança e relação à pobreza;
- Como não há projetos de vida ou de sociedade, a estrutura econômica parece eterna ao mesmo tempo em que é liquefeita: para os empresário, eterna, pois o capitalismo aparece como horizonte último; para os trabalhadores, líquida, pois o risco da demissão em massa ou da abolição dos postos de trabalho é constante.
Modernidade líquida: mapa mental
Abaixo, um mapa mental da @med_rabiscos em que sintetiza as características da modernidade líquida a partir do trabalho de Zygmunt Bauman.
Outros textos do Colunas Tortas sobre modernidade líquida e Zygmunt Bauman
Amor Líquido: uma resenha
“A relação social, pautada em uma responsabilidade mútua entre as partes que se relacionam é trocada por um outro tipo de relação que o autor chama de conexão.
Ele tira esta palavra das análises de relacionamentos em sites de encontros. Em suas pesquisas ele percebe que o grande agrado dos sites de encontros está na facilidade de deixa o outro de lado”.
Medo Líquido: uma resenha
“É na cidade onde pode-se encontrar os resultados da exclusão: os mendigos, as favelas e seus moradores, todos estes estranhos são seres que provocam o desprezo e a repulsa dos cidadão ditos normais.
A mixofobia (a repulsa pelo estranho) é vista materialmente de forma peculiar”.
O que é “liquidez” em Bauman?
“O líquido é mais do que frágil. A relação líquida não é uma escolha entre ambas as partes que, coincidentemente, é uma escolha pela dificuldade em firmar laços profundos.
É uma relação que emerge em um conjunto de instituições, regras, lutas e sistemas simbólico, político e econômico definidos em uma estrutura social particular”.
Fundamentalismo e modernidade líquida
“Citando Gilles Kepel, Bauman afirma que é impossível não concordar que os movimentos fundamentalistas são ‘verdadeiras crianças do nosso tempo: crianças não desejadas, talvez, bastardos da computação e do desemprego, ou da explosão demográfica e crescente alfabetização, e seus gritos ou queixas nesses anos de fechamento do século incitam-nos a buscar sua ascendência e a reconstituir sua desconhecida genealogia'”.
Comunidade e identidade em tempos pós-modernos
“As elites podem ter a identidade que quiserem. Não se fixam em lugar nenhum, moram em todos os lugares e podem pertencer a todas as culturas.
Já a massa precisa se adaptar sozinha a um mundo sem uma linguagem cultural precisa e segura, em um mundo de insegurança que não lhes reserva um destino garantido. Todos estão jogados em uma competição louca e agressiva”.
Referências
[1] SIQUEIRA, Vinicius. Zygmunt Bauman: a biografia de uma lenda. Colunas Tortas, 2015. Disponível aqui. Acesso em 24 de set de 2017. Voltar ao texto ↑.
[2] Karl Marx e Friedrich Engels, Manifesto do Partido Comunista. 10ª Edição, São Paulo: Global, 2006 [1848]. Voltar ao texto ↑.
[3] BAUMAN, Zygmunt. O Mal Estar na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998. Voltar ao texto ↑.
[4] FRAGOSO, Tiago de Oliveira. Modernidade líquida e liberdade consumidora: o pensamento crítico de Zygmunt Bauman. Revista Perspectivas Sociais, Pelotas, Ano 1, N. 1, p. 109-124, março/2011. Voltar ao texto ↑.
[5] FRAGOSO, Tiago de Oliveira. Modernidade líquida e liberdade consumidora: o pensamento crítico de Zygmunt Bauman… Voltar ao texto ↑.
[6] BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiçadas. Tradução de Carlos Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. Voltar ao texto ↑.
[7] BAUMAN, Zigmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zorge Zahar Editor, 2004. Voltar ao texto ↑.
[8] BAUMAN, Zygmunt. O Mal Estar na Pós-Modernidade… Voltar ao texto ↑.
[9] CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. Voltar ao texto ↑.
[10] PALLARES-BURKE, Maria Lúcia. A Sociedade Líquida – Zygmunt Bauman. Entrevista, Folha de S. Paulo, São Paulo, domingo, 19 de outubro de 2003. Voltar ao texto ↑.
Publicado originalmente em 2014. Atualizado em 2024.
Instagram: @viniciussiqueiract
Vinicius Siqueira de Lima é mestre e doutorando pelo PPG em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da UNIFESP. Pós-graduado em sociopsicologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e editor do Colunas Tortas.
Atualmente, com interesse em estudos sobre a necropolítica e Achille Mbembe.
Autor dos e-books:
Fascismo: uma introdução ao que queremos evitar;
Análise do Discurso: Conceitos Fundamentais de Michel Pêcheux;
Foucault e a Arqueologia;
Modernidade Líquida e Zygmunt Bauman.
Belissimo artigo. Sou leitora de Baumann e acho que realmente o maior problema do seculo XXI é a falta de compromisso das pessoas com o outro. Trabalho com formação de professores e tento dialogar com eles sobre a vida neste mundo globalizado, a vida nas cidades onde vivemos, onde se percebe a ação dos poderes globais com nossa cultura local.O Bauman é um grande pensador que nos ajuda entender um pouco esta complexidade dos Tempos Liquidos.
Obrigado, Maria! Volte sempre ao nosso cantinho baumaniano!
Achei a ideia do texto bem oportuna no momento atual em que vivemos, onde as relações se transformam a cada momento e trazem com isso questões que interferem diretamente nas nossas vidas e percebemos que apenas somos parte integrante de um jogo político-econômico-social e sem muito espaço para sermos nos mesmo, acabamos nos perdendo e buscamos formas alternativas de ser, sem contudo lograr o encontro consigo mesmo.
M a s s a
Valeeeeu!
Republicou isso em Escritor Elias Lima.
Deu uma passeada rápida pelo site. Estou maravilhado com a qualidade e atualidade dos temas. Nem tem o que pensar: favoritei e vou indicar!!!
Parabéns a todos pelo excelente trabalho!!!!
Estou encantado com o tema.Vou indicar a meus amigos.Parabéns
Boa noite! Parabéns pelo post e pelo livro, pena que a tradução foi automática e esta com muitos erros. Se tiver uma tradução mais legíveis e se for possível gostaria do link. Ou o link da obra original mesmo sendo no idioma original.
Parabéns pelo informativo,otima escrita, com grande facilidade de compreensão.
Muito obrigado!
Obrigada por nos presentear com o site. Achei muita coisa interessante para a minha pesquisa que é compreender a vida vivida. Parabéns!
Obrigado, Fátima!
Boa noite! Primeiro, parabéns pelo artigo. Ele tem sido muito esclarecedor para mim. Descobri ele através do tema que pretendo trabalhar na minha tese de mestrado. Quero falar acerca das relações liquidas contemporâneas e foi através desta questão que tive conhecimento da página e de trabalhos ligados a Bauman.
Gostaria de saber se vocês poderiam me indicar outros pensadores relacionados ao tema.Ou pontuar o que eu deveria priorizar na obra de Bauman na pesquisa. Pois tenho que entregar meu pré-projeto até sexta e gostaria de uma luz para fundamentá-lo da melhor forma possível apesar do curto prazo ( dia 30/set ).
Obrigada!
Giddens, Castells, Beck, Lipovetsky e por aí vai.
Grande abraço!
Estou encantado com os artigos deste site. Muita informação interessante para mim que gosto de temas relacionados as relações na sociedade hodierna, sobretudo mediada pelas tecnologias de comunicação e informação. Parabéns pelos artigos sobre Bauman. Abraços
Obrigado por nos ler, Oriosvaldo!
ENCANTADA COM OS REFERENCIAIS OBRIGADA
Obrigado pelo comentário, Celita!
Fantástico fazer essa reeleitura sobre o autor! Fica o legado pra hoje, o amanhã; mas com um olhar no passado!
Obrigado pelo comentário, Elda!
Comecei a ler Bauman hoje seu texto me ajudou a entender melhor o que ele irá abordar nos livros.
Acabei de comprar Modernidade Líquida, acabei de receber e já fiz citações dele em meu trabalho sobre tecnologias. Parabéns Vinícius.
Obrigado, Marta!
O foda é que o cara é comunista
QUE BOM!
VIVA O COMUNISMO!
Ótimo artigo. Muito explícito e compreensivo.
Obrigado pelo comentário, Kevin!
Eu sou Kiaku-Mbuta Martinho, nascido em Kinshasa/RDC de nacinalidade Angolana, mestrando na Universidade Onze de Novembro em Cabinda. Concordo com penssamentos de Prof.doutor Bauman e tambem de Michel Pécheux , a cerca de Liquidaçao de Modernidade.baseando sobre a Aculturaçao que muito estao importar para entergrar na suas vidas individuais,Familias, sociedades enteira. Gostaria que este livro seja considerado com uma pagina na folha inicial de todos os computadores. porque, logo o utilizador liga o seu cptor, ja esta o refrescamento educativo de Prof. Bauman. Eu esto preparar o minha dissertaçao sobre Endomarketing educacional«Valorizaçao de CApital humano e desenvolvimento FAmilial.» Esta aula é um fundamento de meu tema.
Obrigado pelo comentário, Kiaku-Mbuta!
Obrigada pela resenha Vinicius! Foi muito útil e proveitoso para eu entender o pensamento de Bauman
Obrigado, Claudia!
PARABÉNS!
por compartilhar o conhecimento de forma democrática e clara.. Para eu que estou voltando aos bancos de escola depois de décadas foi uma grata surpresa me deparar com este site. Espero que mais pessoas sigam este exemplo, estam9os precisando e muito.
Eu ainda estou no primeiro degrau e quem sabe uma hora mdestas eu possa contribuir de alguma maneira.
VALE!!!!
Realmente excepcional, Vinícius! Muito grato.
Boa Tarde a todos
Os possíveis caminhos para as organizações sobreviverem de acordo com as características
apresentadas e o raciocínio de ” Zymunt Bauman “, Modernidade Liquida é a atualidade em
que se vive cuja a construção mostra uma vida sem referência moral e politica, dando aos
consumidores as responsabilidades pelo próprio sucesso ou fracasso que venha ocorrer em
suas vidas. Com esse entendimento podemos seguir os passos : Identificar se as organizações
são dinâmicas, se acompanham as mudanças, se respondem sempre com ação , observar que
seguindo ainda esse raciocínio , na modernidade líquida , os indivíduos são livre em seus questío-
namentos e reflexões procurando sempre a atualidade , considerar que ideias podem surgir e trocas
podem ocorrer , visto que a falta de segurança e incertezas diante das mudanças não permitem
mobilidade Tal modelo social econômico e cultural proporciona o crescimento da organização em
que a informação circula de forma conectada ,tecnológica e atualizada. Quanto ao planejamento
estratégico a longo prazo faz sentido uma vez que é um instrumento dinâmico de gestão e é através
dessa ferramenta que se observa o caminho para ser seguido e a oportunidade de antecipar as decisões
uma vez que se espera sempre um futuro incerto, diferente de um passado já conhecido.