O dispositivo, a história da loucura e uma crítica nada agradável [Newsletter do Colunas Tortas]

Inscreva-se na newsletter do Colunas Tortas

Olá, tudo bom? Eu sou o Vinicius Siqueira do Colunas Tortas e durante nossa semana tivemos novos vídeos e novos artigos publicados!

Falamos sobre Michel Foucault, sobre sua noção de dispositivo e estamos com um curso novo no Colunas Tortas de introdução ao livro História da Loucura na Idade Clássica!

Artigo novos no site!

O dispositivo – Michel Foucault

Entende-se que o dispositivo, através da explicação de Foucault, pode ser compreendido a partir de três características: sua heterogenia, sua emergência e a urgência que pretende responder. O dispositivo é composto por um conjunto de elementos dispersos, sem coerência explícita necessária, elementos discursivos e não discursivos, que se relacionam, resolvem uma urgência específica. O dispositivo é uma ferramenta analítica avessa ao universal, avessa ao atemporal.

Leia completo aqui!

Foucault e a loucura – DROPS #2 (Os drops são textos mais leves, recheados de vídeos e explicações livres, sem utilizar o formato do Colunas Tortas de inspiração em ensaios acadêmicos)

A loucura não existe, mas os loucos existem. A loucura, enquanto substância, enquanto qualidade própria, não passa de uma positividade discursiva que se transforma ao longo do tempo e classifica certos tipos de inadequados como próximos ao sagrado, desatinados, furiosos, insanos e doentes mentais.

Leia completo aqui!

Curso online Introdução à História da Loucura na Idade Clássica

A História da loucura na idade clássica, obra de Michel Foucault publicada em 1961, procura investigar como o ocidente, entre os séculos XVI e XIX, percebeu a loucura, a partir de enunciados diversos: das artes plásticas, da literatura, da filosofia, da administração pública e das ciências médicas. Nessa miríade, diferentes formas de produção de sentido acerca da loucura se entrecruzam e, em certos casos, se contrapõem.

Trata-se de um longo livro em que a arqueologia é utilizada para a interpretação histórica do fenômeno da loucura como é experimentado em diferentes momentos da Idade Média e Idade Clássica.

O objetivo deste curso é fornecer, através de aulas didáticas, uma conversa clara e sintética a respeito dos principais movimentos que Foucault utiliza em suas investigações ao longo do livro.

Clique aqui, veja nossas datas e inscreva-se!

No Youtube:

Comentei o artigo de Bruna Frascolli na Gazeta do Povo, Um filósofo paranoico para entender a maluquice das pessoas com a pandemia. A autora desclassifica o trabalho de Michel Foucault, o atacada por sua sexualidade e reduz a uma análise culturalista seu trabalho em História da Loucura na Idade Clássica.

Você pode ver no player acima ou clicar aqui e vê-la diretamente em nosso canal do YouTube!

Deixe sua provocação! Comente aqui!