Somos Abelhas

A personagem de hoje é uma abelha curiosa que fica na janela procurando estórias para tentar entender a dela mesma. Para ela, nada é por acaso. Porque ela quer falar dos perdedores, dos desgraçados, dos banidos, dos que vagam pela cidade, das abelhas e de outros insetos. Não porque ela seja extremista ou que queira mostrar rebeldia, mas sim, pela beleza que há por trás.

Estratégias de manipulação midiática – Parte I

Que a grande mídia tenta manipular seu público da maneira abusiva está claro, mas há algumas técnicas específicas utilizadas pelos veículos de comunicação para atingir mais facilmente seus objetivos. Noam Chomsky listou 10 delas, vou ir explicando elas em diferentes textos, começo aqui pelas três mais usadas.

Jornalismo não é partido político, mas é usado como se fosse

O que vemos hoje na maior parte da mídia é a representação da oposição, mas uma oposição suja. Veículos chegaram a se tornar o maior partido contra o PT, o Partido da Imprensa Golpista, que estava disposto a tudo em seu próprio nome, para defender seus desejos e os de seus amigos. Jornalismo não é partido para ser oposição ou situação. Os veículos têm sim de ter sua linha ideológica definida, seja de esquerda ou direita, pois é isso vai definir as pautas a serem cobertas, mas a linha seguida não pode interferir no fazer jornalístico em si, na sua ética e na sua credibilidade.

A época em que imprensa mais destila ódio

São constantes ataques vindos da grande mídia para tentar influenciar o resultado das urnas. Esse período parece um vale-tudo, até jornalistas são demitidos por expressarem sua preferência de voto na Dilma, que vai à contramão do partido que os grandes veículos apoiam. No entanto, a mídia brasileira se diz imparcial e plural.