Biblioteca Digital Colunas Tortas

O Colunas Tortas é uma revista eletrônica de popularização de autores acadêmicos. Desta forma, além de diversas resenhas, também disponibilizamos muitos livros para download gratuito. Abaixo, você verá todas as nossas páginas com livros para download, inclusive com e-books feitos por nós, do Colunas Tortas. Use o índice!

Índice

  1. E-books que nós produzimos
    1. Lendo Georges Canguilhem: O Normal e o Patológico
    2. Foucault e a Arqueologia
    3. Bestas de Carga – Veganismo e Socialismo
  2. Friedrich Nietzsche: guia introdutório
  3. Biblioteca Nietzsche: livros, artigos e teses
  4. Biblioteca Pierre Bourdieu – 20 teses e dissertações + 27 artigos para download
  5. Biblioteca Michel Foucault – 32 livros para download + 17 resenhas
  6. Biblioteca Marxista – Mais de 1300 livros para download gratuito
  7. Biblioteca de resenhas Zygmunt Bauman: 27 resenhas gratuitas
  8. Biblioteca Giorgio Agamben: 11 teses e dissertações
  9. Biblioteca de Sociologia: 27 revistas científicas
  10. Biblioteca Boaventura de Sousa Santos: 21 livros, artigos e teses para baixar
  11. Biblioteca Arendt, Adorno, Benjamin e Habermas: 63 teses e dissertações para download gratuito
  12. Análise do discurso: 16 teses e dissertações para download gratuito
  13. Carlo Ginzburg e a micro-história: 15 artigos e teses para baixar

E-books que nós produzimos

Nós temos nossa própria produção de e-books, que vai do vegano-socialismo à epistemologia francesa da segunda metade do século XX. Veja abaixo nossas publicações.

Lendo Georges Canguilhem: O Normal e o Patológico

georges canguilhemCanguilhem retirou o sujeito da dolorosa passividade perante seu corpo e o colocou no centro da definição da normalidade. O objetivo deste livro é ajudar no estudo sobre o a epistemologia história do autor em sua obra princial.

Para baixar, clique aqui.

Voltar ao topo

Foucault e a Arqueologia

Foucault e a ArqueologiaA análise do discurso é um dos elementos mais notáveis da filosofia de Michel Foucault, entretanto, sua escrita é tortuosa e complicada ao longo de todas as suas obras.

Suas pesquisas são complexas e exigem atenção em todo desenvolvimento.

A tarefa do e-book Foucault e a Arqueologia é guiá-lo calmamente por todo o trajeto da arqueologia foucaultiana. Está em formato ePUB, pra você ler em seu celular, tablet ou computador.

Para baixar, clique aqui.

Voltar ao topo

Bestas de Carga – Veganismo e Socialismo

bestas de cargaBestas de Carga é um panfleto vegano-socialista, lançado em 1999 pela Antagonism Press sob autoria anônima. Tal impresso foi influente por conseguir unir o materialismo marxista ao veganismo. A tradução do Colunas Tortas, feita por Victoria Monteiro e Vinicius Siqueira, traz este panfleto para a língua portuguesa com a pretensão de abrir espaço para o marxismo nos meios veganos.

Para baixar, clique aqui.

Voltar ao topo

Friedrich Nietzsche: guia introdutório

Friedrich Nietzsche Principais IdeiasO objetivo deste e-book é apresentar as principais ideias da obra de Nietzsche. Aquilo que o leitor precisa aprender pelo menos. O que é genealogia, chave para entender a genealogia da moral? O que moral, chave para entender a obra citada agora? O que é niilismo? Vivem chamando Nietzsche de niilista, mas o que significa este termo na obra do autor? O que é eterno retorno?

Para baixar, clique aqui.

Voltar ao topo

Biblioteca Nietzsche: livros, artigos e teses

niilismo nietzsche
Nietzsche.

A biblioteca Nietzsche de livros, teses e artigos pretende reunir todo material relevante de Friedrich Nietzsche (suas principais obras) e todo material relevante sobre Nietzsche das melhores universidades do Brasil.

Nietzsche é um dos autores mais lidos e pesquisados do mundo, é de suma importância ter um espaço dedicado para sua obra e exclusivo para seu pensamento. Temos mais de 110 títulos para download.

Para acessar, clique aqui.

Voltar ao topo

Biblioteca Pierre Bourdieu – 20 teses e dissertações + 27 artigos para download

sujeito e objeto sociologia
Pierre Bourdieu

Pierre Bourdieu é o nome mais forte da sociologia na segunda metade do século XX. Teve como companheiros de estudo Foucault e Derrida, além de ser aluno de Althusser.

Sua sociologia quebra dicotomias e desnaturaliza ilusões. Temos 20 teses e dissertações + 21 artigos para você baixar.

Para acessar, clique aqui.

Voltar ao topo

Biblioteca Michel Foucault – 15 artigos, teses e dissertações para download + 36 resenhas

FoucaultMichel Foucault é um dos maiores filósofos da contemporaneidade, foi responsável por novos caminhos na análise do poder e da história e tem relevância acadêmica fora de série.

Abaixo você verá uma introdução sobre sua vida, 15 teses e dissertações e 36 resenhas.

Para acessar, clique aqui.

Voltar ao topo

Biblioteca Marxista – Mais de 1300 livros para download gratuito

marxismo
Karl Marx, 1818 – 1883. Imagem: Pinterest.

O Marxismo é uma teoria revolucionária proposta por Karl Marx e Friedrich Engels. Ambos, amigos, reuniram a filosofia alemã e a crítica à economia política inglesa, juntamente com aspectos políticos franceses e ingleses, para dar vida a uma das maiores invenções na filosofia moderna.

A biblioteca do marxismo é um vistoso drive com mais de 300 livros de diversos pensadores proeminentes da teoria marxista, como Karl Marx, Friedrich Engels, Lênin, Fredric Jameson, Theodor Adorno, Rosa Luxemburgo, Slavoj Zizek, Alain Badiou, E.P. Thompson entre outros.

Para acessar, clique aqui.

Voltar ao topo

Biblioteca de resenhas Zygmunt Bauman: 27 resenhas gratuitas

zygmunt bauman biografia sociólogo
Zygmunt Bauman é um dos maiores pensadores vivo.

27 resenhas da teoria de Zygmunt Bauman, todos produzidos pelo Colunas Tortas que abordam conceitos variados em sua obra, como o medo, o amor, a ação política, a arte pós-moderna, a ambivalência e a ética.

Para acessar, clique aqui.

Voltar ao topo

Biblioteca Giorgio Agamben: 11 teses e dissertações

Giorgio Agamben em PDFEle é um dos filósofos mais influentes do contemporâneo, por isso disponibilizamos 11 teses e dissertações sobre Giorgio Agamben em PDF para download gratuito.

Para acessar, clique aqui.

Voltar ao topo

Biblioteca de Sociologia: 27 revistas científicas

Revistas de SociologiaA sociologia começou como uma física social, termo cunhado por Augusto Comte, filósofo francês do século XIX. O objetivo do pensador era encontrar uma maneira de prever os fenômenos próprios da sociedade, criar uma ciência de fato social. Abaixo, listamos 27 revistas de sociologia para download gratuito.

Para acessar, clique aqui.

Voltar ao topo

Biblioteca Boaventura de Sousa Santos: 21 livros, artigos e teses para baixar

boaventuraÉ Doutorado em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale (1973) e Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. Listamos livros que o próprio autor disponibiliza em seu site.

Para acessar, clique aqui.

Voltar ao topo

Biblioteca Arendt, Adorno, Benjamin e Habermas: 63 teses e dissertações para download gratuito

Hannah Arendt, Theodor Adorno, Walter Benjamin e Jürgen Habermas são quatro dos maiores intelectuais da segunda metade do século XX.

Para acessar, clique aqui.

Voltar ao topo

Análise do discurso: 16 teses e dissertações para download gratuito

A análise do discurso nos ajuda a entender o dito num nível propriamente discursivo, não semântico, nem sintático. Daí os esforços dos pensadores nos anos 60 e 70 para identificar um método ou procedimento próprio de análise das coisas ditas. Listamos 16 teses e dissertações para você.

Para acessar, clique aqui.

Voltar ao topo

Carlo Ginzburg e a micro-história: 15 artigos e teses para baixar

Carlo Ginzburg é um dos historiadores mais importantes do século XX. Seu conceito de analisar uma sociedade em um escopo especifico, com base nos documentos e fontes, levando em conta os elementos da vida social, lhe coloca como um dos fundadores da micro-história junto com Giovanni Levi.

Para acessar, clique aqui.

Voltar ao topo

19 Comments

  1. “Bestas de Carga” foi para mim um achado que vai contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de minha pesquisa. Obrigada!

  2. Para mim está sendo uma viagem fantástica e especialmente útil para meus estudos no mestrado.
    Muito grata e…..
    Livros de história – Península Ibérica serão muito bem vindos

  3. Enquanto um simples curioso das temáticas desenvolvida por esse grupo fico super satisfeito com cada texto que leio e reflexão que trazem… bom trabalho!!!

Deixe uma resposta