A distinção: crítica social do julgamento, de Pierre Bourdieu: resenha

A distinção, de Pierre Bourdieu. (Clique aqui e compre o livro)

A distinção: Crítica social do julgamento é um livro de Pierre Bourdieu publicado em 1979 pela editora Minuit na França. O livro revela a preocupação de Bourdieu com a constituição de uma sociologia “estruturalista-construtivista” em que o elemento do habitus passa a ser central no entendimento dos campos sociais.

Segundo Patrícia Mattos:

Uma das preocupações centrais de Bourdieu é a reflexão sobre as formas de justificação, legitimação e naturalização da dominação social injusta. Todo o esforço empreendido pelo autor em sua teoria da prática, que orienta teoricamente sua pesquisa empírica sobre a estrutura de classes da sociedade contemporânea francesa levada a cabo no livro, tem como foco o desvelamento do padrão de dominação simbólica típico das sociedades centrais do capitalismo tardio que legitima a “ideologia da igualdade de oportunidades”.


Receba tudo em seu e-mail!

Assine o Colunas Tortas e receba nossas atualizações e nossa newsletter semanal!


Em A Distinção, Bourdieu toma a categoria gosto, que é percebida como uma qualidade inata de cada indivíduo, tanto na abordagem de Kant sobre a faculdade do gosto quanto no senso comum, para mostrar que o gosto, seja em suas manifestações artísticas ou cotidianas (em matéria de música, decoração, literatura, sabores de comida, esportes, lazer, roupas, turismo etc.), longe de ser uma prerrogativa do indivíduo não passível de discussão, ou nas palavras de Kant, “uma dádiva que alguns possuem e outros não”, é a forma, por excelência, de “esquecimento do social”.

Resenhas

Resenha em vídeo:

Compre o livro

Clique aqui e compre o livro na loja da Amazon!

1 Comentários

  1. Eu faço nível superior e na disciplina de Sociologia estamos vendo alguns assuntos de Pierre Bourdieu e gostei muito mas eu gostaria de conhecer muito mais sobre as obras dele .

Deixe sua provocação! Comente aqui!