Amor Líquido – Zygmunt Bauman: Uma Resenha

Bauman, em Amor Líquido, afirma que até mesmo a afinidade está se tornando algo pouco comum em uma sociedade de extrema descartabilidade. Não há razão para caminhar à afinidade, sendo que não há o menor objetivo em firmar um laço que seja parecido com o parentesco. Não há objetivo de fixidez. As relações se desenvolvem com aquilo que já se tem, não com aquilo que ambos estão a fim de ter. Não se arrisca, por exemplo, a amar sinceramente (se entregar).

Habitus – Pierre Bourdieu

O habitus, entendido como sistema de disposições práticas, tende a ser o conceito operatório de articulação entre o nível objetivo e o nível subjetivo, retirando a ingenuidade de uma apreensão primeira do mundo social e, ao mesmo tempo, recolocando a análise objetiva em sua responsabilidade de explicar as condições que permitem a expressão subjetiva.

O espaço social – Pierre Bourdieu

A representação do espaço social construído, se tem a base para uma análise social, propostas de projetos políticos, econômicos ou sociais a partir de um mapeamento científico da estrutura social. Trata-se de um espaço estrutura por posições relacionadas. A propriedade de cada posição depende das relações firmadas com outras posições, sendo assim, o sistema se faz como negatividade, em que a propriedade de uma posição é justamente tudo aquilo que as outras não são. A distinção, assim, assume uma importância maior na análise.

A distinção: crítica social do julgamento, de Pierre Bourdieu: resenha

A distinção: Crítica social do julgamento é um livro de Pierre Bourdieu publicado em 1979 pela editora Minuit na França. O livro revela a preocupação de Bourdieu com a constituição de uma sociologia “estruturalista-construtivista” em que o elemento do habitus passa a ser central no entendimento dos campos sociais. Segundo Patrícia Mattos: Uma das preocupações…

O campo social – Pierre Bourdieu

O campo se faz como espaço de lutas, espaço que, visto em sua diacronia, se faz como um campo em transformação, em disputa. Esta disputa se faz através de estratégias que não precisam ser conscientes para que sejam aplicadas. O habitus é o elemento que, ao fornecer disposições práticas, fornece também formas de interpretação do mundo e de relação com os diferentes elementos do campo, ou seja, mesmo sem intenção de fazer, a estratégia do agente social tem relação com as disputas específicas do campo.

Pierre Bourdieu – Uma introdução

Para Bourdie a sociedade não é formada por uma totalidade de uma única peça integrada por funções sistémicas ou uma autoridade global, ele vê a sociedade como um conjunto de esferas sociais relativamente autônomas que não conseguiriam ser levadas a uma lógica social única, tais como o capitalismo, a modernidade e a pós-modernidade.