A história da homofobia será foco no diálogo do dia 22 de Maio, no Inanna Educação. O curso realizará uma abordagem cronológica sobre como os homossexuais se tornaram objeto de atenção, “de maneira a constituírem um grupo cujo o comportamento foi associado a práticas subversivas e anormais em sociedades que foram se tornando cada vez mais conservadoras. Assim, como surgiu a sodomia, o domínio sobre o corpo, a anormalidade, a abjeção e a injúria tão comum nos dias atuais”, explica Fábio Mariano, Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor do curso.
O curso abordará, com base na reflexão de Tom Ambrose em seu livro Heróis e Exílio, a forma como homossexuais foram perseguidos ao longo da história, jogados à clandestinidade e ao exílio ou condenados à morte.
Segundo Fabio, a situação dos homossexuais na atualidade tiveram uma melhora, sendo o projeto TransCidadania, da Prefeitura da Cidade de São Paulo, um exemplo citado. O projeto visa reinserir socialmente e reintegrar no mercado a população trans, vulnerável pelo preconceito existente na sociedade brasileira.
“As alterações legislativas que consolidam o direito ao nome social também expõem que os agentes públicos estão no caminho certo. Mas é preciso avançar com as representatividades nas casas parlamentares do país. Também é preciso atuação política conjunta e não fragmentada de toda a população LGBT contra as mortes que continuam acontecendo por motivo de gênero e orientação sexual”, termina Fabio.
Informações
Curso: A história da homofobia;
Quando: 22/05, sexta-feira, das 14hs às 17hs;
Onde: rua Conselheiro Ramalho, 945 – Bela Vista | São Paulo – Tel. (11) 9.9651.9107;
Valor: R$40,00;
Vagas: 20;
Como se inscrever: se inscreva aqui.
Sorteio de uma vaga
O Colunas Tortas irá sortear, no dia 20/05, uma vaga para o curso História da Homofobia. Clique aqui e preencha o formulário para participar (o sorteio será realizado na fanpage do CT).
Instagram: @viniciussiqueiract
Vinicius Siqueira de Lima é mestre e doutorando pelo PPG em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da UNIFESP. Pós-graduado em sociopsicologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e editor do Colunas Tortas.
Atualmente, com interesse em estudos sobre a necropolítica e Achille Mbembe.
Autor dos e-books:
Fascismo: uma introdução ao que queremos evitar;
Análise do Discurso: Conceitos Fundamentais de Michel Pêcheux;
Foucault e a Arqueologia;
Modernidade Líquida e Zygmunt Bauman.
1 Comentários