A figura do corno na competição masculina

O homem que não chora é vazio de vulnerabilidade, não por de fato assim o ser, mas por incorporar a necessidade de escondê-la para jogar o jogo da jocosidade, para evitar ser confundido com uma mulher, para tornar seu corpo uma barra maciça de ferro impenetrável pela violência que deverá ser suportada. Assim, cabe ao corno aceitar sua estigmatização e lidar com o fato de que está incluído no circuito de masculinidade justamente pela desonra de sua condição.

Machismo, o que é?

Índice Machismo, o que é?; Cultura machista; Machismo, sociedade patriarcal e ideologia machista; Machismo no Brasil: pequenos exemplos; O que o machismo não é; Considerações finais; Referências. Machismo, o que é? A primeiro momento, parece ser simples definir o que é o machismo. Diz-se que o machismo é fazer algo, falar algo, agir de dada…

O bolsonarismo de Neymar e a disciplina do futebol

Um tuíte foi necessário para perturbar a vida de um pedaço da direita brasileira. Lula exaltou o jogador argentino Lionel Messi em sua oitava conquista da Bola de Ouro, exaltou seu profissionalismo e os resultados que conseguiu com 36 anos, idade avançada para um jogador profissional. Valter MagnaroliJá sou velho, mas olho para o mundo…

“Eu a perdoo”, ou o dia em que Daniel Alves cumprimentou Robinho

Sim, Daniel Alves “perdoou” sua vítima de estupro. Segundo o jogador, ele só deveria pedir desculpas à sua esposa, Joana Sanz. Desculpas pela traição, ou seja, pelo ato que abriu caminho para uma possível dissolução do matrimônio. Valter MagnaroliJá sou velho, mas olho para o mundo a partir de seu ineditismo, nunca sob o ranço…

As raízes cibernéticas do calvo da Campari

O calvo da Campari é o produto de um tipo específico de ideologia produzida e disseminada no Brasil principalmente a partir dos anos 2000 e com evidência na década de 2010. A misoginia polida da ideologia redpill tem raízes no discurso masculinista baseado em um reacionarismo indispostos às mudanças de época que estamos passando.