Índice Machismo, o que é?; Cultura machista; Machismo, sociedade patriarcal e ideologia machista; Machismo no Brasil: pequenos exemplos; O que o machismo não é; Considerações finais; Referências. Machismo, o que é? A primeiro momento, parece ser simples definir o que é o machismo. Diz-se que o machismo é fazer algo, falar algo, agir de dada…
Tag: Machismo
O que é cultura do estupro?
A cultura do estupro é o complexo de símbolos e atitudes que tornam o estupro um ato de fácil execução pelos homens e de difícil defesa às mulheres no interior de uma sociedade machista. Segundo a pesquisadora Dra. Marlise Matos em entrevista à Revista Ágora: A cultura do estupro é um desdobramento de uma sociedade…
Sociedade machista: cultura e não biologia
Um estudo sobre a sociedade machista e patriarcal que mostra o papel de arma de guerra do estupro, além de abrir a margem de possibilidade de compreensão de que o estupro não é somente um fruto de uma mente insana, de um problema psicológico ou genético.
O bolsonarismo de Neymar e a disciplina do futebol
Um tuíte foi necessário para perturbar a vida de um pedaço da direita brasileira. Lula exaltou o jogador argentino Lionel Messi em sua oitava conquista da Bola de Ouro, exaltou seu profissionalismo e os resultados que conseguiu com 36 anos, idade avançada para um jogador profissional. Valter MagnaroliJá sou velho, mas olho para o mundo…
“Eu a perdoo”, ou o dia em que Daniel Alves cumprimentou Robinho
Sim, Daniel Alves “perdoou” sua vítima de estupro. Segundo o jogador, ele só deveria pedir desculpas à sua esposa, Joana Sanz. Desculpas pela traição, ou seja, pelo ato que abriu caminho para uma possível dissolução do matrimônio. Valter MagnaroliJá sou velho, mas olho para o mundo a partir de seu ineditismo, nunca sob o ranço…
As raízes cibernéticas do calvo da Campari
O calvo da Campari é o produto de um tipo específico de ideologia produzida e disseminada no Brasil principalmente a partir dos anos 2000 e com evidência na década de 2010. A misoginia polida da ideologia redpill tem raízes no discurso masculinista baseado em um reacionarismo indispostos às mudanças de época que estamos passando.
“Desafiem o patriarcado conforme vocês se organizam!”
Se quisermos desafiar o patriarcado, nós precisamos entender como nossas ações e suposições são influenciadas pela predominância do sexismo em nossa consciência e nas relações sociais.
A família e a reificação da mulher e da criança
Como pode um direito humano ser discutido sob o critério de filosofias que se embasam em seres invisíveis, dogmas inatingíveis, planos superiores de duas ou três religiões que se propõem a ser a verdade universal?