A figura do corno na competição masculina

O homem que não chora é vazio de vulnerabilidade, não por de fato assim o ser, mas por incorporar a necessidade de escondê-la para jogar o jogo da jocosidade, para evitar ser confundido com uma mulher, para tornar seu corpo uma barra maciça de ferro impenetrável pela violência que deverá ser suportada. Assim, cabe ao corno aceitar sua estigmatização e lidar com o fato de que está incluído no circuito de masculinidade justamente pela desonra de sua condição.

A sociedade é do consumo, mas as classes sociais não podem consumir

A sociedade do consumo se realiza, no Brasil, a partir da impossibilidade de realização do ato do consumo pela maior parte da população brasileira. Na medida em que a maior parte do assalariado brasileiro está sujeito à satisfação de necessidades básicas, mas imerso no mundo da publicidade, o consumo tende a ser um desejo e formatar uma sociabilidade que, no limite, não permite acesso pleno ao seu próprio núcleo.

Pedoar para seguir em frente. Mas quem segue em frente?

Introdução Nesta semana, Baby do Brasil foi filmada em um culto na balada D-Edge, na Barra Funda em São Paulo, quando pedia para que vítimas de abuso sexual perdoassem seus agressores. A fala da ex-cantora dos Novos Baianos: Perdoa tudo o que tiver no seu coração nesse lugar, perdoa. Se teve abuso sexual, perdoa. Se…

Quanto custa um preso no Brasil?

Um preso, no Brasil, custa em média R$ 1.800,00 por mês, pouco mais de um salário mínimo. Os dados são da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais). Já em prisões federais, são quase três salários mínimos: R$ 4.166,00 por mês, que podem ser vistos no Portal da Transparência e foram organizados pela CNN Brasil. Este…

Casagrande tem razão!

Aos que acompanham as últimas polêmicas do meio esportivo, não é novidade a tensão existente entre Walter Casagrande e Tiago Leifert. O primeiro, ex-jogador e membro da democracia corinthiana; o segundo, ex-apresentador de destaque da Rede Globo. Valter MagnaroliJá sou velho, mas olho para o mundo a partir de seu ineditismo, nunca sob o ranço…

Monark e a liberdade de expressão ANCAP

No texto de hoje, gostaria de falar sobre a liberdade de expressão possível de ser encontrada em dois momentos nas falas do YouTuber Monark, que defendeu a possibilidade de existirem partidos nazistas na democracia brasileira. Para isso, há dois momentos específicos que precisam ser observados. Vou deixar aqui dois vídeos que contém estes momentos e…

Casimiro: como marketing e política se confundem no bolsonarismo

Neste domingo (23), o senador Flávio Bolsonaro, em suas últimas atividades digitais com intuito de alavancar a campanha de Jair Bolsonaro, publicou uma imagem falsa do influenciador Casimiro Miguel segurando dois balões que formariam o número 22, supostamente indicando apoio à candidatura de seu pai. A imagem era falsa. O próprio influenciador se manifestou. Valter…

A conduta avaliadora da “militância” de redes sociais

Esta nova edição do Big Brother Brasil me obrigou a trazer alguns temas já antigos nesta coluna que mantenho no Colunas Tortas. Praticamente, esta edição do BBB ratifica aquilo que eu já havia falado sobre local de fala, apropriação cultural, gatilhos e etc. No entanto, há algo diferente aqui. E acredito que a figura da…